Publicado em: 15 de junho de 2023
Atualizado em: 24 de abril de 2024
Compartilhe:

Governança pública é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade (Art. 2º, inciso I, DECRETO Nº 9.203, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017).

Essa página apresenta o sistema de governança da UFRR.

As instâncias internas de governança são três conselhos superiores CUni, CEPE e CD, presididos pelo Reitor, as quais exercem funções normativas, consultivas e deliberativas. Os Comitês de Governança da UFRR são estruturas que apoiam as instâncias internas de governança da UFRR.

Comitê de Governança Institucional (CGI)

O Comitê de Governança Institucional (CGI) é um órgão colegiado com caráter deliberativo, de apoio ao Reitor, com o objetivo de elaborar e aprovar proposta de execução de uma política de gestão e governança administrativa.

Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC)

O Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) tem o objetivo de elaborar e aprovar proposta de política de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos das atividades da UFRR. A instituição do CGRC atende ao disposto no Decreto 9.203/2017 e na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU n. 01, de 2016.

Comitê de Governança Digital (CGD)

O Comitê de Governança Digital (CGD) é um órgão de apoio ao Reitor, com o objetivo de elaborar e aprovar propostas de execução de uma política de gestão de tecnologia, informação e comunicação (TIC). A instituição do CGD atende ao disposto na Portaria SETIC/MP nº 19, de 29.05.2017 (Dispõe sobre a implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação nos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal – SISP) e o disposto no art. 2º do DECRETO Nº 10.332, DE 28 DE ABRIL DE 2020 (institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2023).

Comitê de Segurança da Inform. e Comunicação (COSIC)

O Comitê de Segurança da Informação e Comunicação (COSIC) tem o objetivo de elaborar a proposta e manter a Política de Segurança da Informação e Comunicações (POSIC) da UFRR, supervisionar a sua implementação e avaliar seus resultados de acordo com as necessidades político-pedagógicas, técnico-científicas e de gestão administrativa, em atenção ao art. 15 do DECRETO Nº 9.637, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018 (institui a Política Nacional de Segurança da Informação – PNSI).

Outros mecanismos de liderança, estratégia e controle

Acompanhamento de resultados

As ações que promovem soluções para melhoria do desempenho institucional e para o aprimoramento do processo decisório, são:


z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI