Publicado em: 12 de setembro de 2023
Atualizado em: 21 de setembro de 2023
Compartilhe:

O que são NITs?

Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) são unidades organizacionais presentes em instituições de pesquisa, universidades e outras entidades que têm como objetivo promover a inovação tecnológica e a transferência de tecnologia para o setor empresarial e para a sociedade em geral. Eles desempenham um papel fundamental na aproximação entre o meio acadêmico e o setor produtivo, facilitando a transformação de conhecimento científico em produtos, processos e serviços que beneficiam a economia e a sociedade como um todo. na gestão e na promoção da propriedade intelectual resultante de atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizadas dentro das instituições.

A função de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é promover a inovação tecnológica em instituições de ensino superior, pesquisa e desenvolvimento, bem como facilitar a transferência de tecnologia para o setor produtivo e a sociedade em geral.  

Segundo a lei 13.243, de 11 de janeiro de 2016, os NITS têm as seguintes competências:

  • Realizar análises de prospecção tecnológica e inteligência competitiva na área de propriedade intelectual, visando orientar as iniciativas de inovação da Instituição Científica e Tecnológica (ICT);
  • Desenvolver estudos e estratégias para facilitar a transferência de tecnologia gerada pela ICT;
  • Facilitar e monitorar o relacionamento da ICT com empresas;
  • Negociar e administrar os acordos de transferência de tecnologia originados na ICT; e;
  • Atuar como representante da ICT pública no contexto de sua política de inovação, quando essa responsabilidade é delegada ao gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica (BRASIL, 2016).

Núcleo de Inovação Tecnológica – UFRR

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Roraima-UFRR, é um órgão suplementar, associado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), criado no dia 27 de junho de 2011, através da Resolução nº 007/2011 com a finalidade de executar, administrar e fortalecer a política de inovação tecnológica na Universidade Federal de Roraima- UFRR.

É objetivo do NIT dar apoio às ações que tenham por fundamento a inovação tecnológica em todos os seguimentos da ciência e da tecnologia, especialmente as matérias tratadas pelas Lei nº 9.279 de 15/5/96 (direitos e obrigações relativos a Propriedade Industrial), Lei nº 9.609 de 19/2/98 (proteção de Propriedade Intelectual de programa de computador e sua comercialização), Lei nº 8.974 de 05/1/95 (uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados), Lei nº 9.456 de 28/4/97 (proteção de cultivares), e demais legislações afins.

A estrutura básica do NIT é constituída pela Câmara de Inovação Científica e Tecnológica – CICT, Coordenação Geral, Vice Coordenação e Divisões Técnicas.

As Divisões Técnicas no âmbito do NIT abrigam projetos acadêmicos, técnicos e científicos e são nomeadas conforme a natureza da atividade:

1. Divisão de Transferência de Tecnologia (DTT)

2. Divisão de Propriedade Intelectual (DPI)

3. Divisão de Informação Tecnológica (DIT).


z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI