Publicado em: 29 de março de 2023

Em uma live realizada na tarde desta terça-feira, 28, no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube, foram divulgados os resultados do Índice Geral de Cursos – IGC referente ao ano de 2021, e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) manteve o excelente conceito 4.

É a segunda vez que a UFRR atinge o conceito 4, desde o surgimento da avaliação, em 2007. A escala de conceitos varia de 1 e 2 (avaliação insatisfatória), 3 (avaliação mediana), 4 e 5 (avaliação ótima). Dessa forma, a UFRR se mantém entre as mais conceituadas instituições de ensino no país.

Benefícios de alcançar conceito 4 ou 5 no IGC

Os resultados do IGC são importantes indicadores de qualidade da educação superior e auxiliam estudantes, professores e gestores na avaliação e escolha de instituições e cursos de ensino superior. Eles também servem como parâmetros para o Ministério da Educação aprimorar a educação superior, auxiliando na distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

O IGC também é considerado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em iniciativas e políticas do Governo Federal, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Conceito Preliminar de Curso – CPC

Além do IGC, foram divulgados também os resultados do Conceito Preliminar de Curso – CPC, dos cursos que participaram do ENADE em 2021. Dos 16 cursos da UFRR avaliados, oito alcançaram o conceito 4: Ciência da Computação, Ciências Biológicas (B), Ciências Biológicas (L), Física, Letras – Português e Espanhol, Geografia (B), Música e Pedagogia. Os demais cursos obtiveram conceito 3, sendo importante registrar que nenhum da UFRR teve conceito insuficiente.

Confira a tabela completa dos resultados do CPC:

CURSOCPC
1Artes Visuais3
2Ciência da Computação4
3Ciências Biológicas (B)4
4Ciências Biológicas (L)4
5Ciências Sociais3
6Física4
7Geografia (B)4
8Geografia (L)3
9História3
10Letras – Português3
11Letras – Português e Espanhol4
12Matemática (L)3
13Matemática (L) EAD3
14Música4
15Pedagogia4
16Química3

O reitor da UFRR, professor Geraldo Ticianeli atribuiu estes conceitos ao trabalho conjunto de todas as unidades e ao processo progressivo de amadurecimento da instituição.

“O conceito é resultado do fortalecimento institucional ao longo dos anos, em relação ao compromisso, a responsabilidade, a transparência e a presteza das informações das ações realizadas no ensino, pesquisa e extensão, visando a melhoria constante da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, infraestrutura e formação continuada. Parabenizamos toda nossa comunidade universitária e com o trabalho contínuo e coletivo da nossa comunidade, a UFRR tem condições de atingir o conceito 5 nas próximas avaliações”, comenta o reitor.

Tags: