A Universidade Federal de Roraima, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (POSAGRO), divulgou edital do processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado em Agronomia. A área de concentração é em Produção Vegetal voltado para segundo semestre de 2025.
Ao todo, são oferecidas 11 vagas no curso de mestrado, sendo quatro vagas reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência. No curso de doutorado são ofertadas nove vagas com três vagas para ações afirmativas.
Os interessados podem realizar sua inscrição por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no período de 1° a 25 de julho de 2025. Conforme o edital, por causa do processo de integração entre o SIGAA e o sistema “gov.br”, o candidato deverá acessar o módulo “Processos Seletivos – STRICTO SENSU” do SIGAA utilizando login e senha de acesso registrado no sistema “gov.br”. A taxa de inscrição é de R$ 150.
Entre os documentos necessários para a inscrição estão diploma de conclusão do curso de graduação (para o curso de mestrado) e graduação e mestrado (para o curso de doutorado), histórico escolar, curriculum lattes/CNPq atualizado, comprovante de pagamento da taxa de inscrição, entre outros.
O seletivo ocorrerá por meio de duas etapas formado por prova de conhecimentos que será aplicada simultaneamente (mestrado e doutorado) no dia 06 de agosto e prova de títulos. Ainda conforme o cronograma do seletivo, o resultado final será divulgado no dia 22 de agosto.
O edital completo com todas as informações pode ser encontrado na página institucional do POSAGRO. Dúvidas e informações podem ser encaminhadas para o e-mail posagro@ufrr.br.
Sobre o POSAGRO – Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRR
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (POSAGRO) da UFRR foi criado em 2006 por meio da Resolução nº 006/06-CUNI, de 12 de abril de 2006. O mestrado teve início em 2007 e, em 2013, o programa foi ampliado com a criação do doutorado.
Com alcance internacional, o programa visa proporcionar uma formação acadêmica de excelência em Agronomia, com foco na Produção Vegetal. A busca é por contribuir com o avanço do conhecimento científico, a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento de soluções para os desafios agrícolas da região amazônica e de outras áreas tropicais.
As vagas estão distribuídas nas quatro linhas de pesquisa do programa, sendo a Linha de Pesquisa 1 chamada de “Manejo de solo e água em agrossistemas Amazônicos”, a Linha de Pesquisa 2 é “Fruticultura tropical e bioeconomia de fruteiras nativas da Amazônia”, a Linha de Pesquisa 3 denominada de “Microbiologia e proteção de plantas” e Linha de Pesquisa 4 é o “Manejo e produção de grandes culturas em ambientes Amazônicos”.