O que é a Ouvidoria?
A Ouvidoria da UFRR é um canal institucional de comunicação entre a comunidade universitária e a administração pública. Criada pela Resolução nº 030/2004-CUNI, tem como objetivo acolher manifestações dos usuários dos serviços públicos prestados pela Universidade (docentes e discentes), como sugestões, reclamações, elogios, solicitações e denúncias.
Como funciona a Ouvidoria da UFRR?
A Ouvidoria da UFRR atua como um canal institucional de escuta e mediação entre a comunidade e a gestão universitária. Sua função principal é acolher manifestações dos cidadãos (Acesso à Informação, Comunicação, Denúncia, Elogio, Reclamação, Simplifique, Solicitação e Sugestão), analisar o conteúdo (juízo de admissibilidade), encaminhá-las às unidades competentes, acompanhar as providências adotadas e garantir o retorno ao manifestante. A ouvidoria não julga o mérito das manifestações, ficando a cargo dos setores de apuração.
O funcionamento da Ouvidoria é regido por princípios de ética, transparência, impessoalidade e compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos. Além disso, ela contribui para o controle social, para a prevenção de irregularidades e para o aprimoramento da gestão universitária.
Onde e como registrar sua manifestação?
O usuário dispões de várias formas para o registro da sua manifestação, sendo elas:
Sigilo e manifestações anônimas
A Ouvidoria assegura, por força da lei nº 13.527/2011, o sigilo da identidade do manifestante sempre que solicitado ou quando a preservação da identidade for necessária para sua proteção. Os dados pessoais são tratados conforme a legislação vigente, com garantia de confidencialidade.
É importante lembrar que é possível realizar manifestações anônimas por meio da Plataforma Fala.BR. Nesses casos, embora não seja possível a solicitação de complementação da manifestação, ainda sim, a manifestação será analisada e encaminhada da mesma forma para as providências cabíveis.
Qual o trâmite da Ouvidoria?
Quais são os prazos de resposta?
Como acompanhar sua manifestação?
Ao registrar uma manifestação na Plataforma Fala.BR, o cidadão recebe um número de protocolo e pode acompanhar o andamento e a resposta diretamente pela plataforma ou entrar em contato com a Ouvidoria através de seus canais intitucionais.