O Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), no Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR), sediará entre os dias 1° e 3 de outubro o VIII Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima (VIII EPILIRR).
O evento reunirá representantes de grupos etnolinguísticos, professores, intérpretes, mestres tradicionais e pesquisadores para debater políticas de multilinguismo, preservação e revitalização das línguas indígenas na região amazônica.
A programação do VIII EPILIRR contará com mesas-redondas, palestras, minicursos, exposições de arte, exibição de filmes e mostra de artesanato, promovendo a troca de saberes entre comunidades indígenas, acadêmicos e o público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.
Segundo a presidente da comissão organizadora do evento, professora Ananda Machado, o encontro visa fortalecer as línguas e culturas indígenas, destacando sua importância para a diversidade sociocultural de Roraima e da Amazônia.
“O EPILIRR, ao longo dos anos, vem contribuindo pra fortalecer o uso das línguas indígenas e sonhar junto iniciativas, planejando ações para que essas línguas fiquem mais e mais fortes e nos conectem com a natureza e com tudo o que existe nesse território da Amazônia onde a gente vive”, analisou a professora.
O encontro é organizado pelo Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas de Roraima, curso de Gestão Territorial Indígena (Instituto Insikiran/PRAE-UFRR), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFRR), Iphan, Educanorte, Opirr e instituições apoiadoras.