Oito professores da Universidade Federal de Roraima foram aprovados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa promovidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado preliminar da chamada do edital nº 18/2024 foi divulgado na tarde desta quinta-feira (15).
Os professores da UFRR contemplados com as bolsas foram: João Carlos Jarochinski Silva, José de Anchieta Alves de Albuquerque, Kedma da Silva Matos, Leila Adriana Baptaglin, Martha Júlia Martins de Souza, Rafael Boldrini, Valdinar Ferreira Melo e Veronica Prudente Costa. No geral são três professores do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (POSAGRO), dois do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), um do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PGSOF), uma do EDUCANORTE e um do BIONORTE.
Conforme informações do CNPq, as bolsas têm o objetivo de valorizar pesquisadores que possuem produção científica, tecnológica e de inovação destacados em suas respectivas áreas do conhecimento, incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, além de selecionar projetos de pesquisa que possuem rigor e método científico.
Nesta chamada foram disponibilizadas bolsas nas seguintes modalidades: Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr). Ainda conforme o CNPq, foram aprovados em todo o Brasil um total de 6.037 bolsistas, sendo que 1.555 são novos. Desses, 45% são do Sudeste, 19% do Sul, 21% do Nordeste, 7% do Centro-Oeste e 6,5% do Norte.
Com a aprovação dos oito professores neste edital, a UFRR passa a ter 14 professores bolsistas de produtividade da CNPq.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Graduação (PRPPG/UFRR), Ana Lucia de Sousa, a aprovação e o aumento de professores com bolsas do CNPq refletem a maturidade da UFRR na produção de ciência e inovação. “Receber essa bolsa é ser reconhecido pelo principal órgão de fomento à pesquisa no país como um pesquisador de excelência. Isso é muito positivo para o pesquisador, para o programa de pós-graduação ao qual esse pesquisador está vinculado e para a UFRR. Além da bolsa, o professor recebe um recurso para auxiliar na sua pesquisa, e o programa de pós-graduação ganha prestígio ao contar com docentes reconhecidos. Isso mostra que a pesquisa da universidade está se consolidando, adquirindo maturidade e demostrando que temos capacidade de fazer pesquisas relevantes e de qualidade”, afirma.
O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, afirma que a aprovação é um motivo de orgulho colocando a UFRR como uma universidade de excelência no país. “A aprovação de professores na Bolsa de Produtividade do CNPq é um reconhecimento à excelência do trabalho desenvolvido em nossa universidade. Esses docentes não apenas elevam o nome da UFRR no cenário nacional da pesquisa, como também desempenham um papel fundamental na formulação de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia”, avalia o reitor.
Para o vice-reitor, Silvestre Lopes da Nobrega, a conquista reflete o compromisso da UFRR com a inovação e a produção de tecnologia na região amazônica. “Ela evidencia esse compromisso e reforça o papel relevante da universidade ao longo dos anos no apoio à região”, destaca Silvestre.