Publicado em: 4 de abril de 2024

Visando contribuir com o tema “Construção coletiva de política de Educação do Campo, em busca da ampliação e consolidação da luta no Estado de Roraima”, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) participa, por meio do Centro Acadêmico e do curso de Licenciatura em Educação do Campo, do VI Seminário de Educação do Campo. O evento ocorre na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Roraima (Fetraferr) até o próximo sábado (6).

Segundo os organizadores da ação, o seminário tem como objetivo “fomentar a problematização referente às políticas educacionais do campo em Roraima” e contribuir com a construção coletiva dessas políticas.

O professor e coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRR, Sérgio Luiz Lopes, destaca a parceria com os organizadores do seminário. “Todos os anos os professores que compõem o nosso curso na UFRR participam contribuindo em mesas, grupos de pesquisa, falas e outros ações da programação que compõem o evento”, afirma Sérgio.

Ainda conforme o professor, a ideia e o apoio ao seminário é, sobretudo, gerar conscientização sobre ações públicas voltadas ao assunto foco da edição. “Buscamos espalhar essa sensibilização para toda a comunidade e não apenas a acadêmica. Gerar essa conscientização sobre a importância da educação, do campo, das florestas, das águas que compõem a amazônia roraimense. E com isso também exigir e discutir políticas públicas dentro do nosso contexto que sejam soluções”, explica ainda Sérgio.

A programação do VI Seminário de Educação do Campo possui mesas redondas, oficinas, rodas de conversa que tratam de temas como direitos dos estudantes, educação e movimentos sociais focados nos povos do campo. Também estão disponíveis dois grupos de pesquisas: o GT- 1 – Educação, campo e movimentos sociais, comandados pelos professores da UFRR, Sérgio Luiz Lopes e Sheila Mangolli, além da professora Leila Maria Camargo da UERR, e o GT-2 – Educação do Campo, memória e território, comandados pelos professores Alessandra Rufino dos Santos e Bruno Maia Halley, também da UFRR.