Publicado em: 3 de abril de 2024
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A Universidade Federal de Roraima mantém pela terceira vez consecutiva conceito de excelência em resultado de pesquisa que mostra a qualidade do ensino superior no Brasil. Os resultados dos indicadores foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (2).

Desta forma, a UFRR mantém pelo terceiro ano consecutivo o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) considerado um importante indicador da qualidade das instituições de ensino superior. Conforme o Inep, o indicador é baseado em alguns critérios como: a nota atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos cursos de pós-graduação da instituição, a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu e a média de cada curso por meio do indicador chamado de Conceito Preliminar de Curso (CPC) que é feita pelo Inep.

Desta forma, ao avaliar o desempenho das instituições nessas avaliações, o Inep distribui as instituições em faixas de desempenho numa escala de 1 a 5. Lembrando que os dados divulgados pelo INEP são relativos ao ciclo de avaliação referente ao ano de 2022.

Conforme a procuradora educacional da UFRR, Diéssika Mota, a UFRR está entre os 16% das instituições da região Norte que atingiram o conceito 4 no indicador. “Esse índice reflete basicamente como está a média das notas de avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Ele começou a ser calculado 2007 e a UFRR sempre teve nota 3 e em 2019 obteve sua primeira nota 4, lembrando que 2020 não foi calculado por conta da pandemia. É um conceito satisfatório e fomos ranqueados no âmbito nacional, pois reflete na qualidade do nosso ensino”, destaca.

Ainda conforme a procuradora, obter esse desempenho é importante, pois existem implicações administrativas com relação a autonomia da universidade. “Por exemplo, para que a gente possa aderir alguns programas e criar cursos precisamos ter um IGC maior que 3. Então esse IGC 4 representa e reflete a média dos nossos conceitos da graduação e pós e permite alguns benefícios em relação a autonomia da instituição, pois estamos atendendo satisfatoriamente os parâmetros necessários para se manter em funcionamento e para ofertar determinados cursos”, informa a procuradora.

Cursos da UFRR conseguem índices importantes do CPC do MEC

Outro indicador que foi divulgado foi o Conceito Preliminar de Curso (CPC) que atribui notas de 1 a 5 para os cursos das instituições. O CPC é também formado por variáveis para se chegar a essas notas, sendo avaliados o desempenho dos alunos no Enade, a qualificação dos professores, os recursos das instituições e a opinião dos estudantes que fizeram o Enade.

No ciclo avaliativo de 2022 foram avaliados oito cursos da UFRR, sendo que os de Administração, Direito, Jornalismo e Psicologia obtiveram a nota 4 e os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Secretariado Executivo ficaram com a nota 3.

Para a procuradora educacional, os conceitos definem se os cursos estão atendendo de maneira satisfatória a comunidade. “Quando você tira nota igual ou maior que 3, o MEC considera que você está atendendo satisfatoriamente o necessário para funcionamento e quando você tira notas 1 e 2 é necessário que ocorra uma visita para fazer uma avaliação e identificar as fragilidades que podem ser melhoradas nesse processo”, explica Diéssika.

Para o reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, os números alcançados nos indicadores são frutos do fortalecimento institucional e do trabalho de toda a comunidade acadêmica. “É um compromisso firmado com a responsabilidade, a transparência e a qualidade das ações realizadas no ensino, pesquisa e extensão na UFRR. Estamos visando a melhoria constante da qualidade dos nossos cursos de graduação e pós-graduação, infraestrutura e formação continuada. Não podemos deixar de agradecer toda nossa comunidade universitária pelo trabalho contínuo e coletivo que tem feito a UFRR ser vista como uma instituição de ensino superior de qualidade”, pontua o reitor.

Resultados

Ao todo o INEP divulgou os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2022. São eles: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e os já comentados Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Os três indicadores integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos que são abordados na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022.

Na edição de 2022, o Enade avaliou cursos como bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, entre outros.

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