Publicado em: 31 de março de 2023
Atualizado em: 1 de abril de 2023
Compartilhe:

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal de Roraima (CPV/UFRR) divulga o processo seletivo para preenchimento de vagas nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas e Sociais) e de Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Matemática). Os cursos têm como objetivo a formação de professores para a educação básica de Roraima, utilizando a Pedagogia da Alternância.

Os alunos formados em Educação do Campo ministrarão aulas em regiões rurais.

O processo seletivo é voltado para candidatos que concluíram o ensino médio e residem ou trabalham no campo, com o objetivo de ingressar nos cursos de graduação presenciais. Serão oferecidas 60 vagas, sendo 30 para o curso de Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais (L) e 30 para o curso de Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática (L), de acordo com o segmento da população disponível no edital.

As inscrições podem ser realizadas pela internet, no endereço eletrônico https://cpv.ufrr.br/seletivo/, a partir das 8h do dia 10 de abril até as 23h59 do dia 12 de maio (horário local), seguindo o cronograma do edital. A iniciativa da UFRR reforça o compromisso da instituição com a formação de professores para atender às demandas educacionais do estado, em especial das regiões rurais e de difícil acesso.

Pedagogia da Alternância:

O método de ensino conhecido como Pedagogia da Alternância consiste em uma articulação entre o Tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC). Cada disciplina começa com encontros presenciais no TU e continua quando os alunos retornam às suas comunidades, onde concluem as atividades didático-pedagógicas orientadas por cada professor, com base nos estudos teóricos e práticos realizados em sala de aula, durante o período do TC.

Para atender às Leis nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, 50% das vagas dos cursos de graduação da UFRR serão reservadas, por curso e turno, para candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.


Tags:
Immediate Altex z-lib registration Вавада казино предлагает честные игры, простую регистрацию и щедрые бонусы. Зеркало обеспечивает постоянный доступ к платформе. Присоединяйтесь к Вавада и начните выигрывать уже сегодня!