Publicado em: 22 de outubro de 2025
Compartilhe:
Medida irá beneficiar mais de 1,4 mil alunos que atualmente compõem o cadastro realizado pela instituição – Foto: RCCaleffi – Coordcom/UFRR


Com o objetivo de garantir a segurança alimentar dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) passará a conceder a gratuidade nas refeições do Restaurante Universitário (RU) para os estudantes inscritos no cadastro único da instituição. A decisão foi oficializada pela Portaria nº 51/2025, publicada nesta quarta-feira (22), e beneficiará mais de 1400 estudantes.

De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE/UFRR), anteriormente o benefício das refeições gratuitas só era concedido por meio de editais de seleção com um número limitado de vagas.

O vice-reitor da UFRR, professor Silvestre Lopes da Nobrega, destaca que a medida democratiza o benefício para mais estudantes que passarão a contar com o apoio de duas refeições gratuitas (almoço e jantar).

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Extensão, professora Priscila Vasconcelos, por meio da concessão do acesso gratuito às refeições no Restaurante Universitário aos acadêmicos inscritos no cadastro único, a UFRR “mostra preocupação pela estadia universitária melhor e igualitária”.

Atualmente 1.416 alunos estão inscritos no cadastro único e, portanto, autorizados a ter a isenção total das refeições no Restaurante Universitário. De acordo com a portaria, para garantir o benefício, os acadêmicos também devem seguir alguns critérios: estar cursando pelo menos duas disciplinas por semestre; ter aprovação em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas no semestre anterior; não possuir sanções, penalidades disciplinares ou pendências junto à PRPPG, PROEG, PRAE, Bibliotecas da UFRR, serviço militar, Justiça Eleitoral, ou matrícula irregular, além de outros critérios.

O que é o cadastro único da UFRR?

Realizado pela PRAE/UFRR, por meio de edital, o cadastro único da UFRR busca conhecer o perfil dos estudantes presentes nos cursos de graduação presencial da instituição. O intuito é compor e consolidar um banco de dados que inclua informações socioeconômicas dos estudantes através de um índice de vulnerabilidade.

Desta forma, a Universidade utiliza o banco de dados para mediar o acesso aos benefícios de assistência estudantil, como auxílio moradia, transporte, acesso ao Restaurante Universitário, entre outros.

Para outras informações sobre o cadastro único e demais políticas de assistência estudantil da UFRR, basta acessar a página da PRAE/UFRR.