Publicado em: 18 de dezembro de 2023
Compartilhe:


Formada por cinco episódios, a série divulga as potencialidades socioculturais de migrantes com diferentes trajetórias, que caracterizam a dinâmica atual de Boa Vista

A Rádio e TV Universitária (RTV) e o Laboratório de Pesquisa e Extensão sobre o Rural em Roraima (LABORR), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), estreiam nesta segunda-feira (18) a série “Deslocamentos e Permanências: memórias dos (i) migrantes em Boa Vista”.

Formada por cinco episódios, a série divulga as potencialidades socioculturais de migrantes com diferentes trajetórias, que caracterizam a dinâmica atual de Boa Vista. Cada vídeo tem cerca de dez minutos de duração. A exibição será de 18 a 22 de dezembro, às 12h30, na TV Universitária, canal 2.1, sendo um episódio por dia.

Os curtas-metragens são resultado de um projeto de extensão, vinculado ao curso de Antropologia, executado com a parceria entre LABORR e TV Universitária, sob a coordenação da professora Marisa Barbosa Araújo.

“Com a realização do documentário, percebemos a importância, além da viabilidade, de usar o recurso audiovisual como forma de divulgar a produção de saberes e de olhares acadêmicos para além dos espaços da Universidade, lançando um olhar também para a questão migratória”, explica Marisa.

Os vídeos contam com as histórias de nove migrantes, que relataram suas trajetórias de deslocamento para Boa Vista: Miguel Ramos, José Anakok e Ingrid Lanz (Venezuela), Pierre Sony (Haiti), Mike Guy-Bras e Marcia King (Guiana), Beatriz Brooks e Orlando Moreno (Colômbia) e Anne Raposo (Terra Indígena Raposa Serra do Sol/Brasil).

“Trazendo ênfase e centralidade aos movimentos de pessoas e grupos e às diversas fronteiras transpostas nestes movimentos, nos propomos abordar experiências de sujeitos em três diferentes processos de deslocamentos (internacionais, nacionais ou urbano-rurais) e permanências que podem ser observados na capital Boa Vista, com temporalidades distintas”, completa.

Ficha técnica:

Coordenação: Marisa Barbosa

Direção RTV: Paulo César Reis

Roteiro: Gersika Nascimento, Rebeca de Alencar e Vanessa Vieira

Direção de Fotografia/ Imagens: Lacerda Carvalho

Edição: Cristiano Rangel

Produção: Marisa Barbosa, Manuela Cordeiro, Bernard Alves, Gersika Nascimento e Rebeca de Alencar

Bolsistas: Maria Luiza Marcianik, Matheus Moura e Pedro Menezes.

z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI