Publicado em: 27 de maio de 2024

Inicia hoje (27/05), na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Seminário Integrado do PIBID e PRP/UFRR: experiências na formação de professores. O evento ocorre com ações no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) e também no Colégio de Aplicação (CAp/UFRR) e segue até a próxima quarta-feira (29/05). As inscrições no seminário podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.

O objetivo do seminário é reunir os participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) para compartilharem experiências, além de incentivar exposições interdisciplinares e integração entre alunos e professores dos cursos de licenciaturas da UFRR e da educação básica municipal e estadual. “Queremos divulgar as atividades desenvolvidas nos dois programas, realizar a socialização dos participantes e fazer uma reflexão da importância desses programas e alternativas para melhoria da qualidade do ensino na educação básica”, destaca uma das organizadoras e coordenadora do PIBID na UFRR, Luzineth Rodrigues.

Voltado para os alunos de licenciatura, professores, coordenadores, gestores e público docente que trabalha na educação básica, o objetivo é também motivar outros professores que já trabalham na educação a participar dos dois programas. “Vamos socializar as atividades desenvolvidas nesses programas e queremos motivar os professores das escolas públicas a participar conosco dos próximos programas e eventos. Tanto o PIBID como o PRP precisam que o professor esteja conosco para funcionar”, revela a professora.

Conforme a pró-reitora de Ensino e Graduação da UFRR, Leuda Evangelista, o seminário é um dos momentos mais importantes de todo o trabalho realizado nos programas. “É um evento de culminância quando reunimos os professores da rede pública, alunos e comunidade em geral e onde são apresentados os resultados dos trabalhos feitos nas escolas com relatos de experiências, projetos pedagógicos, metodologias que foram realizadas nessa parceria de 1 ano e 8 meses”, afirma.

A programação do evento tem mostra pedagógica com material produzido por pibidianos e residentes, apresentação cultural, palestras, apresentações de comunicação oral, entre outros. Entre os palestrantes estão o Professor Doutor Nilson Cardoso da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que às 19h do dia 27 de maio ministra a palestra com o assunto “Programas de formação inicial e o potencial na constituição da identidade docente” e a professora mestre Maria Cristina Mesquita da Silva da CAPES com a palestra “O PIBID e os Programas da Capes/MEC para a Valorização das licenciaturas” que ocorre às 18h30 também no dia 27.

A importância do PIBID e PRP para a educação básica

O PIBID faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e busca fomentar a iniciação à docência proporcionando a inserção de acadêmicos de licenciatura nos cotidianos das escolas públicas de educação básica. Desta forma, para o desenvolvimento desses projetos são concedidas bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

Já o Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de ensino superior. A busca é por contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

A coordenadora do PIBID na UFRR, Luzineth Rodrigues, destaca que os dois programas buscam, sobretudo, a melhor formação de professores. “Os dois atuam de modo complementar e visam a melhor preparação desse acadêmico para depois atuar como professor da educação básica. Com eles, temos a oportunidade de tratar temáticas que não são possíveis ou não couberam no currículo dos cursos. Atualmente temos trabalhos voltados para metodologias ativas, novas tecnologias, metodologias atualizadas do ensino das licenciaturas”, destaca a coordenadora.

Já a pró-reitora Leuda Evangelista explica a importância do trabalho nos programas integrando a comunidade, escola e universidade na busca de melhorias na qualidade do ensino. “A universidade trabalha junto com os professores das redes públicas municipais e estaduais, busca soluções para os problemas pedagógicos, propõe novas metodologias. Os professores das escolas que já atuam na educação básica são os supervisores e orientadores para os nossos alunos de licenciatura. Então eles recebem uma ótima formação teórico e prática vivenciando por um tempo maior uma docência compartilhada com as redes de educação básica e uma aprendizagem no chão da sala de aula”, reforça.