A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove nesta terça-feira (14) a palestra “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”, ministrada pelo professor Rodrigo Ednilson de Jesus (UFMG) e mediada pela professora Mariana Pereira (CCH/UFRR). A ação ocorrerá de forma on-line no canal “Auditório Virtual da UFRR”, a partir das 19h. As inscrições no evento devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.
A palestra integra as atividades do projeto “Memórias e Saberes: Educação Antirracista em Movimento” que trará por uma série de ações, divididas em três ciclos distintos, voltadas à reflexão sobre a educação antirracista e a implementação da Lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.
Segundo a comissão responsável o projeto “enfatiza a importância da educação como espaço de formação cidadã, capaz de desenvolver nos estudantes a consciência histórica, respeito às diferenças e compromisso com a construção de uma sociedade mais justa. Esse compromisso envolve ações integradas entre a educação básica e o ensino superior na UFRR”.
Programação
O primeiro ciclo de ações, intitulado “Sensibilização, Letramento e Repertório”, iniciou no dia 7 de outubro e segue até o 31 do mesmo mês com palestras virtuais e presenciais. Além da ação conduzida pelo professor Rodrigo Ednilson de Jesus o projeto ainda prevê as seguintes palestras: “Educação antirracista no chão da escola”, marcada para o dia 22 de outubro e comandada pela professora Patrícia Maria de Souza Santana. “LIJU: leitura, representação e presença de corpos negros no livro ilustrado”, ministrada pela professora Maria Anória Jesus de Oliveira, programada para o dia 24 de outubro. O ciclo encerra no dia 31 de outubro com a palestra “Educação antirracista e a garantia do direito à educação inclusiva”, que será ministrada pela professora Antônia Pedrosa.
As ações dos dias 22 e 24 ocorrerão de forma virtual por meio do canal “Auditório Virtual da UFRR” no YouTube, enquanto a palestra do dia 31 será presencial, no auditório do Colégio de Aplicação (CAp/UFRR). Todas as atividades terão início às 19h, horário da Amazônia.
O segundo ciclo do projeto, denominado “Pesquisa e Produção”, ocorrerá, segundo a organização, até o dia 19 de novembro. Já o último ciclo, chamado “Culminância”, ocorrerá no dia 22 de novembro.