A Universidade Federal de Roraima (UFRR) receberá, nesta quinta-feira (03), às 9h, a palestra “Cooperação Educativa China-Brasil”, ministrada pelo professor Kun Zhang. O evento ocorrerá no Salão Nobre da Reitoria, localizado no campus Paricarana.
O objetivo da palestra é promover o debate sobre as possíveis relações educacionais entre Brasil e China, destacando as oportunidades de cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural entre os dois países.
O professor do curso de Relações Internacionais da UFRR, Américo de Lyra, um dos organizadores do evento, aborda sobre a importância da palestra. “A apresentação irá mostrar os instrumentos diplomáticos e estatais da República Popular da China em estabelecer cooperação no campo da educação, da tecnologia, da produção de conhecimento, e também em termos culturais. Ela é importante em função da postura chinesa, uma potência da alta tecnologia, em termos de política externa, da busca de multilateralismo e de apresentar possibilidades de fazer essas trocas de conhecimento”, explica o professor.
O palestrante, professor Kun Zhang, é associado à Universidade de Xangai, na Faculdade de História Mundial. Ele é especialista em estudos sino-latino-americanos e atua como diretor chinês do Instituto Confúcio da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “A Universidade de Xangai é expoente na China. Essa palestra também pode ser vista como uma possibilidade de contribuir com o avanço científico do país e com o próprio processo de nova industrialização do Brasil. As universidades tem esse papel de ser pioneiras em termos de ciência, tecnologia e inovação”, destaca também o professor Américo.