Estão abertas as inscrições até o dia 18 de julho para as residências multiprofissionais e em área profissional da Saúde (Uniprofissional) do Exame Nacional de Residência (Enare). O exame é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A Universidade Federal de Roraima disponibilizou dentro do seletivo ao todo 12 vagas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Cuidados Intensivos do Adulto. No geral são quatro vagas para alunos formados em Nutrição, quatro pra Enfermagem e quatro para Fisioterapia. Os cenários de prática são o Hospital Universitário (HU/UFRR), Hospital Geral de Roraima (HGR) e unidade básicas de saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Os interessados em realizar sua inscrição podem acessar a página disponibilizada pelo exame na internet e devem preencher o requerimento de inscrição exibido após cadastrar login e senha.
O processo seletivo será composto de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório que será realizada no dia 19 de outubro de 2025 no horário das 13h30 às 18h30 (horário de Brasília). O valor da taxa de inscrição será de R$ 220 para todas as profissões.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRR (COREMU/UFRR), Gabrielle Rocha, o programa de residência multiprofissional em saúde da UFRR só tem a ganhar como parte do Enare.
“No ano passado, conseguimos abrir o primeiro processo seletivo para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Cuidados Intensivos do Adulto, e já estamos com a primeira turma de residentes em atividade, que iniciou em março. Este ano, enquanto nos preparávamos para lançar um novo processo seletivo interno, recebemos o convite para aderir ao Enare, que é realizado pela Ebserh, nossa parceira no Hospital Universitário da UFRR. Com o Enare, temos mais amplitude de divulgação e a prova é realizada em nível nacional, o que torna o processo mais acessível e igualitário. As vagas da UFRR já estão disponíveis dentro do processo seletivo”, conta.
Conforme o edital, os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional) são organizados sob a forma de curso de especialização com regime máximo de 60 horas semanais e duração dois anos em regime de dedicação exclusiva. A bolsa-residência mensal estabelecida é de, no mínimo, R$ 4.106,09 brutos.
“Como uma pós-graduação lato sensu, eles precisam estar formados ou então precisam ter data já prevista para essa formatura, para colação de grau. É importante também que eles não tenham vínculo empregatício por conta da dedicação exclusiva. Durante o período, existe uma dinâmica obrigatória em que 80% da carga horária é prática, ou seja, treinamento em serviço e 20% é carga horária teórica com os alunos ficando o dia inteiro na UFRR assistindo aula, debatendo artigos, discutindo, se atualizando”, explica ainda a professora Gabrielle.
O edital completo com todas as informações pode ser acessado na página do exame. O candidato também pode obter informações e sanar dúvidas por meio do telefone 0800 591 3078 ou pelo e-mail exame.enare@fgv.br.
Sobre o Enare
O Exame Nacional de Residências (Enare) é um processo seletivo unificado que possui abrangência nacional e visa selecionar candidatos para os Programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional e Residência em Área Profissional da Saúde.
Nesta edição, o exame disponibiliza um total de 11.388 vagas que foram distribuídas entre 237 instituições de todo o país. Ao todo, serão 3.547 vagas para Residências Multiprofissionais, 781 para Residências Uniprofissionais e 7.060 vagas para Residências Médicas, das quais 153 são reservadas para a área militar.
O Enare é direcionado a instituições públicas e privadas que ofertam programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional, devidamente autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Para mais informações basta acessar a página da Ebserh referente ao exame.
Segundo a coordenadora do Coremu/UFRR e professora, Gabrielle Rocha, existe uma grande importância dos profissionais da saúde participarem dos programas d residência. “Vamos lançar no mercado profissionais especializados. Então, por exemplo, se é uma residência em cuidados intensivos do adulto, a gente vai intensificar essa proposta colocando no mercado de trabalho profissionais que tenham essa especialidade. E isso em caráter multiprofissional e interdisciplinar que é o grande foco da residência multiprofissional e com enfoque no Hospital Universitário e cenários de prática da rede pública de saúde de Boa Vista, como também a Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas. Então, estamos dando subsídios agora para os profissionais poderem trabalhar de maneira especializada no futuro”, informa a coordenadora.