12 de maio: Dia do Enfermeiro, uma força para a saúde brasileira

A Universidade Federal de Roraima e o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima homenageiam os profissionais de enfermagem e destacam o valor desta profissão para a sociedade.

Publicado em: 12 de maio de 2023
Atualizado em: 14 de maio de 2023
Compartilhe:


O Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro são comemorados anualmente em 12 de maio para celebrar o compromisso e dedicação desses profissionais, que desempenham um papel essencial no sistema de saúde. Além do Dia do Enfermeiro, no Brasil, comemora-se a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio, em homenagem a Florence Nigthingale e Ana Néri, grandes personagens da Enfermagem no mundo. Nesse sentido, o curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR) realizará entre os dias 12 e 20 de maio de 2023 a XXVI Semana da Enfermagem: Enfermagem, uma força para a saúde brasileira, com palestras, cursos e outras atividades técnicas/científicas e esportivas, conforme a programação disponível em: https://linktr.ee/corenrr

Prof. Dr. Ramão Luciano Nogueira Hayd – atual coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRR.

Na celebração desta data, o coordenador do curso, Prof. Dr. Ramão Luciano Nogueira Hayd, destaca a importância da UFRR na formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do campo da saúde com autonomia e uma visão técnica, científica e holística do cuidado em todas as etapas do ciclo de vida. O curso de Enfermagem da UFRR tem grande relevância na região amazônica e na fixação de profissionais em nosso Estado, com esse intuito, também, é pioneiro na implantação do projeto de ensino de interiorização da enfermagem para o município de São João da Baliza neste corrente ano, cujo vestibular já ocorreu e o início da primeira turma está previsto para agosto. Parabenizamos todos os profissionais da Enfermagem que cumprem seu papel com dedicação e compromisso deixando registrada a nossa admiração. Para também comemorar a data, professores, egressos e alunos da Enfermagem foram convidados a compartilhar experiências na profissão e no curso de graduação:

A essência do cuidar

O que falar da enfermagem? Quando me vem essa indagação lembro logo como tudo começou… Foi em um inverno frio de 1992 em um seminário franciscano no Sul, quando conheci um frei/irmão religioso que não quis ser padre, mas apenas irmão e enfermeiro, para cuidar de padres idosos. Já tinha ouvido falar de médicos, mas enfermeiro? Quem era esse? Ali conheci a essência do ser enfermeiro, de um frei franciscano que dedicava sua vida ao cuidado de idosos doentes. Segui o caminho da mais perfeita forma de vida franciscana, que tem na sua origem o cuidado de doentes, que viviam com hanseníase (lepra na época) marginalizados pela sociedade. A conversão de São Francisco de Assis se dá justamente pelo encontro com o leproso. A minha pelo encontro com aquele velho enfermeiro franciscano. Nunca conheci um enfermeiro tão dedicado, prestativo e cuidadoso com os seus pacientes como aquele. E assim começou minha caminhada pela vida religiosa franciscana, pois pensava em ser como aquele enfermeiro. Mas os caminhos me levaram aos estudos da filosofia, campo no qual me destacava. Foi quando surgiram convites para estudar fora do país, no berço da igreja em Roma. Mas se todos os caminhos levam a Roma, para mim me levavam aos hospitais, casas de apoio a soro positivos e pastorais da saúde. Até que percebi que a essência do cuidar já havia me impregnado e realmente levado para outros caminhos. Saí da vida religiosa e fui buscar a profissão que me despertou lá na minha adolescência quando conheci o Frei Estevinho, exemplo do maior enfermeiro que já conheci. Hoje, 23 anos depois vejo como minha escolha foi perfeita. Fiz coisas incríveis na enfermagem, como vacinar populações isoladas na floresta amazônica ou acolher um pai para lhe proporcionar acompanhamento nos últimos suspiros de seu filho em um leito de UTI, com toda dignidade, respeito e conforto que merece. Estar na assistência esses anos me faz ser uma pessoa melhor, mas poder ensinar essa profissão me dá esperança que a essência do ser humano, de cuidar com amor do próximo está mais do que viva na Enfermagem.

Prof. Me. Fabrício Barreto – um dos professores fundadores do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRR

Cuidado pessoal e profissional

Nayara Kalila dos Santos Bezerra – Egressa e prof.ª Ma., substituta do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRR.

Durante a graduação vivi os cinco anos mais intensos e incríveis da minha vida! Nesse sentido, posso dizer que foram cinco anos marcados por desafios, amizades, conquistas e muita aprendizagem que me fizeram crescer e amadurecer como pessoa e profissional.
Sempre gostei de ser atuante e me envolver em tudo que eu podia, assim aproveitei o máximo possível tudo que o curso tinha a me oferecer, dessa forma, tive a oportunidade de participar de cursos, palestras, eventos científicos, além de atuar em projetos de ensino, pesquisa e extensão, como as ligas acadêmicas que com toda certeza contribuíram para a minha prática profissional. Ainda na graduação, participei do Programa de Monitoria, e durante esses processos de ensino e aprendizagem pude me descobrir docente, algo que estava guardadinho dentro de mim, e que de certa forma me preparou para o que estava por vir.
A Universidade Federal de Roraima (UFRR), em especial o curso de enfermagem me possibilitou conhecer novos horizontes, e me proporcionou ampliar conhecimentos, garantindo o alcance de diversos objetivos, dentre eles, destaco o tão sonhado Mestrado Profissional em Ciências da Saúde (PROCISA) e atualmente o cargo de professora substituta do Curso de Enfermagem da UFRR.
Também não posso deixar de citar a contribuição do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem Corpo e Saúde (GEPECS), que esteve presente em grande parte dessa minha caminhada, grupo no qual sou muito grata, e que foi simplesmente um divisor de águas na minha trajetória acadêmica e profissional, pois me aproximou ainda mais do mundo científico, sendo o responsável por alavancar minhas conquistas.
Hoje atuando como professora do curso de enfermagem, tenho a possibilidade de trocar conhecimentos, experiências e conhecer profissionais incríveis, além disso, tenho a oportunidade de exercer tudo aquilo que aprendi na graduação. Me sinto realizada e sem dúvida é um privilégio contribuir na formação de profissionais mais críticos e reflexivos, capazes de tomar decisões baseadas em evidências, atendendo a proposta geral do curso que me formou, visando uma enfermagem mais resiliente e capacitada. Sou muito grata a Deus por todas as conquistas alcançadas até aqui e tenho muito orgulho e gratidão de ser egressa e fazer parte do Curso de Enfermagem da UFRR

O cuidado humanizado

Iniciei o curso de enfermagem na UFRR em março de 2023 e já pude aprender inúmeras coisas nos módulos introdutórios através das metodologias ativas de ensino utilizadas no curso. Destaco, por exemplo, o módulo Introdução ao Curso de Enfermagem que nos possibilita entender a história da Enfermagem, sua organização enquanto profissão, conselhos e regulamentações, bem como, o módulo Processo Saúde-Doença que nos ensina uma das bases principais da profissão: o olhar humanizado ao paciente e como esse indivíduo está inserido na sociedade, seus condicionantes e determinantes de saúde ou doença. Um diferencial que eu vi no curso foi o PRESENF (Prática de Ensino, Serviço e Extensão em Enfermagem), pois insere o aluno na atenção básica de saúde logo no primeiro ano, permitindo termos a noção real da prática da enfermagem no dia a dia, como também nos movimenta a procurar conhecimento através das atividades de extensão. Tem sido uma experiência ótima e recompensadora na minha formação profissional e tenho a expectativa que a faculdade me ensine ainda mais como indivíduo e estudante. Como ingressa do curso de enfermagem e sendo a primeira vez que participo da semana de enfermagem, estou extremamente animada, porque a semana é um símbolo de conquista e valorização da Enfermagem no Brasil e uma oportunidade de novos aprendizados por meio da participação em palestras, cursos e minicursos, onde podemos ouvir profissionais que inspiram os atuais alunos, como eu e meus colegas.

Melina Liriel da Silva Melo – Ingressante do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRR.

Essas expectativas e experiências compartilhadas servem de inspiração para os nossos acadêmicos, fornecendo insights sobre como o curso de Enfermagem na UFRR pode promover o desenvolvimento pessoal e profissional, além de incentivar a busca por oportunidades de qualificação contínua ao longo da carreira.

Assim, reconhecendo a enfermagem como uma força atuante e protagonista na assistência, pesquisa e ensino, queremos expressar nossa profunda gratidão pelo esforço e dedicação diários desses profissionais. Parabéns a todos os Profissionais de Enfermagem que dedicam a sua vida à ciência do cuidar!

Autoria: prof.ª Dra. Barbara Almeida Soares Dias e Ma. Dalila Marques Lemos.

Tags:
z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI