Publicado em: 20 de setembro de 2023
Compartilhe:

O VI Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima (VI Epilir) será realizado de 4 a 6 de outubro de 2023 no auditório Alexandre Borges da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista. O evento reunirá representantes de várias etnias do Estado, mestres de saberes tradicionais e pesquisadores para promover a troca de conhecimentos e experiências relacionadas às políticas do multilinguismo em Roraima.

Haverá mesas-redondas, oficinas e palestras abordando a questão da preservação e fortalecimento das línguas e outras manifestações culturais indígenas. São esperados mais de 200 participantes, vindos de todas as regiões de Roraima.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 2 de outubro. Devem ser feitas acessando o link https://biolink.website/EPILIR . Na página é possível conferir toda a programação. Haverá certificação para os participantes.

Realizado desde 2018, o Epilir é um momento de troca de experiências entre os professores e os intérpretes de línguas indígenas, com discussões sobre suas dificuldades e divulgação das conquistas. De acordo com a professora Ananda Machado, da comissão organizadora, o encontro é um momento importante para quem fala e trabalha com essas línguas, seja ensinando, pesquisando, documentando ou atuando na tradução e interpretação.

Neste ano, assim como nas edições anteriores, a maioria das palestras e oficinas serão ministradas em línguas indígenas, com tradução para o português. No final do evento serão deliberados encaminhamentos para continuar construindo uma política para o multilinguismo, sobretudo com as línguas indígenas em Roraima.

A organização do VI Epilir é do Laboratório de Estudo e Ensino das Línguas e Literaturas Indígenas de Roraima, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR); do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas de Roraima (extensão), do curso de Gestão Territorial Indígena, do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da UFRR. Também fazem parte a Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIR) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O evento é apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Educanorte), Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), Wei Editora, Departamento de Educação Escolar Indígena (SEED/RR) e Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Roraima (IFRR).

z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI