Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Universidade Federal de Roraima promove o Encontro Pedagógico 2026, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF). O evento aborda o tema “O tripé ensino, pesquisa e extensão na UFRR: panorama atual, desafios e perspectivas” e é voltado para técnicos e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior.
Segundo a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PROEG/UFRR), o objetivo do Encontro é socializar as ações pedagógicas, indicadores promovidos pela UFRR e as experiências de estágio curricular e curricularização da extensão na Universidade. A iniciativa visa refletir sobre o panorama atual, os desafios e as perspectivas para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Com programação nos turnos matutino e vespertino, neste ano, o encontro contará com palestras, mesas-redondas, café compartilhado, momento cultural, contação de histórias e exibição do curta-metragem Gaya e Póstumo.
Para a pró-reitora de Ensino e Graduação, Leuda Evangelista, a ideia é, sobretudo, fortalecer o diálogo institucional e a integração entre os servidores da UFRR na Educação Básica e Ensino Superior.
“Trata-se de um momento estratégico de planejamento, avaliação e construção coletiva, reafirmando o compromisso da UFRR com a qualidade acadêmica e com sua função social. É a nossa possibilidade de alinhar práticas, compartilhar experiências e fortalecer o trabalho colaborativo, consolidando uma universidade cada vez mais integrada, inovadora e comprometida com a formação humana e profissional”, reflete a pró-reitora.
26 e 27 de fevereiro
Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) – Campus Paricarana
8h às 9h
Café compartilhado (hall do auditório, com música ambiente)
8h30 às 9h20
Abertura cultural
– Voz e violão: Valtenir Abreu e Paulo Maroti
– Contação de histórias: Hudson Rikelmy Rodrigues Viana
9h20 às 10h40
Mesa-redonda: O tripé ensino, pesquisa e extensão na UFRR: panorama atual, desafios e perspectivas
– Reitor: Prof. Dr. José Geraldo Ticianeli
– Vice-Reitor: Prof. Dr. Silvestre Lopes da Nóbrega
10h40 às 11h30
Palestras institucionais:
– Um balanço das ações de 2025 e perspectivas para 2026
– Ensino e Graduação na UFRR: panorama atual, desafios e perspectivas
– Pesquisa e Pós-Graduação na UFRR: panorama atual, desafios e perspectivas
– Extensão na UFRR: panorama atual, desafios e perspectivas
Diálogo com os participantes.
15h às 16h30
Mesa-redonda 01: Experiências de Estágio Curricular nos cursos de bacharelado
16h30 às 18h
Mesa-redonda 02: Experiências de Estágio Curricular nos cursos de licenciatura
8h às 10h
Mesa-redonda 03: Experiências de Curricularização da Extensão na UFRR – cursos de bacharelado
10h às 11h30
Mesa-redonda 04: Experiências de Curricularização da Extensão na UFRR – cursos de licenciatura
11h30 às 12h
Encerramento – Exibição do curta-metragem Gaya e Póstumo