Publicado em: 8 de abril de 2023
Compartilhe:

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) participará do evento GLOCAL Roraima, que ocorre em 11 de abril, no SEBRAE Roraima, das 9h às 18h, em Boa Vista. Representando a instituição, o professor José Geraldo Ticianeli, reitor da UFRR, mediará um painel sobre soberania alimentar e sustentabilidade amazônica, mostrando o compromisso da universidade com o desenvolvimento sustentável da região. (Confira a programação completa abaixo).

O painel mediado pelo professor Ticianeli contará com a presença dos professores da UFRR, Sineia do Vale e Carlos Alberto de Sousa Cardoso e abordará temas relevantes, como segurança alimentar e práticas sustentáveis na Amazônia. Já os professores Francilene dos Santos Rodrigues e Rodrigo Pereira Chagas contribuem com o painel sobre o Garimpo nas terras indígenas Yanomami e a recente crise humanitária. O professor Maxim Repetto ficará na mediação das mesas de conversa que resultará na construção do Pacto Global.

Outras personalidades também participarão do evento, como o líder indígena Davi Kopenawa, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Brandão Machado, e representantes da Rede Amazônica, como Phellipe Daou Jr. e Joel Cristian Gomes.

O evento GLOCAL Roraima, organizado pela GLOCAL em parceria com a Rede Amazônica de TV, busca ser um laboratório de inovação social e discutir soluções e estratégias para o desenvolvimento sustentável do estado de Roraima e da região Amazônica. A UFRR, como uma das principais instituições de ensino e pesquisa da região, desempenha papel fundamental nesse processo, contribuindo com conhecimento e expertise para as discussões e propostas que emergirão do evento.

A edição Roraima do GLOCAL faz parte de uma série de eventos regionais que acontecem entre março e junho deste ano na região Norte, culminando em uma grande conferência na Amazônia em agosto. O envolvimento da UFRR demonstra o compromisso da universidade em promover ações em prol dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e de se posicionar como agente de transformação socioambiental na Amazônia.

O GLOCAL Roraima proporcionará aos participantes a oportunidade de dialogar, diagnosticar e propor ações concretas para a construção de um futuro sustentável no estado, fortalecendo a parceria entre a UFRR e outras instituições e lideranças da região. O evento será presencial e restrito a convidados, com a capacidade de lotação limitada.

Programação

Abertura – 9h15 às 10h

  • Rodrigo Baggio – Head da Glocal
  • Davi Kopenawa – Líder Yanomami
  • Arthur Henrique – Prefeito de Boa Vista
  • Phelippe Daou Jr. – CEO da Rede Amazônica
  • Joel Cristian Gomes – Diretor Executivo da Rede Amazônica

Apresentação – 10h às 10h30

  • Beto Veríssimo – Pesquisador associado e co-fundador Imazon

Painel: “Garimpagem: de projeto de Estado à crise humanitária dos Yanomami” – 10h30 às 11h45

  • Convidados: Phelipee Daou Jr. (mediador), Davi Kopenawa, professor Rodrigo Pereira Chagas e professora Francilene dos Santos Rodrigues

Painel: “Soberania Alimentar e sustentabilidade Amazônica” – 11h45 às 13h

  • Convidados: José Grado Ticianeli (mediador), professora Sineia do Vale e professor Carlos Alberto de Sousa Cradoso

Rodas de diálogos para construção de soluções – 14h30 às 17h30

Encerramento e apresentação do Pacto Glocal – 17h30 às 18h

z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI