Publicado em: 9 de novembro de 2023
Compartilhe:

Oito cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente ao ano de 2022. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 31 de outubro em Brasília.

Entre os cursos da UFRR avaliados estão Direito, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social/Jornalismo, Psicologia, Relações Internacionais e Secretariado. Em 2022, o curso de Administração ficou com conceito 4, Ciências Contábeis e Comunicação Social/Jornalismo com 3, Direito com 5 e Relações Internacionais com 2. O curso de Secretariado Executivo aumentou seu conceito ficando com a nota 3 em 2022 e os cursos de Ciências Econômicas e Psicologia obtiveram, respectivamente, notas 1 e 3.

Em Roraima, apenas três cursos alcançaram conceito maior que 3, sendo que dois foram da UFRR com Direito, com nota 5 (conceito máximo no exame), e Administração, nota 4. Na região Norte, o curso de Direito é um dos quatro da área que tiverem conceito 5 ao lado do curso oferecido pela Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O curso de Administração da UFRR é o mais bem avaliado da área em Roraima. Ao todo, no Estado, foram avaliados 24 cursos de seis instituições diferentes.

Para a coordenadora do curso de Direito, Lívia Barreto, o intuito é continuar contribuindo para a formação de profissionais de excelência na área jurídica. “Estamos comemorando muito. Os alunos e professores estão felizes e motivados. Acreditamos que seja fruto do trabalho deles tanto no ensino, na pesquisa e extensão propiciando uma visão crítica e pensamento reflexivo para que eles possam ser profissionais diferenciados. Ficamos muito felizes como instituição pública em contribuir para a formação desse perfil de profissional”, destacou a coordenadora.

Já o coordenador do curso de Administração da UFRR, Emerson Arantes, afirmou que o resultado é o somatório de esforços para contribuir com o aprendizado no Estado. “Estamos muito felizes em saber que ficamos classificados como o melhor curso de Administração de Roraima. É um somatório do trabalho dos professores, acadêmicos, do compromisso com a instituição e com o aprendizado. Acreditamos que ainda temos muito a fazer e esperamos estar sempre melhorando o desempenho do curso, pois é um retorno que a gente desenvolve para a sociedade que são profissionais de qualidade e com melhor desempenho possível”, explicou Emerson.

Como funciona?

O Enade utiliza um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes em prova. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame. Em uma escala de 1 a 5 os conceitos maiores ou iguais a 3 são considerados satisfatórios.

A importância dos resultados do Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) busca avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação com relação a vários aspectos como: ao aprendizado dos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para formação do profissional e outros.

O Enade é aplicado pelo Inep desde 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) junto com a Avaliação de cursos de graduação e Avaliação institucional. As três avaliações permitem conhecer a qualidade dos cursos, além da realidade das instituições de educação superior brasileiras
.
A procuradora educacional da UFRR, Diéssika Mota, explica que os indicadores como o conceito Enade são importantes para revelar o cenário da educação superior também dentro das próprias universidades. “O Enade é o primeiro de um ciclo de indicadores e mede basicamente o desempenho dos estudantes em uma prova que aborda conteúdos que o estudante viu ao longo da graduação. Ele nos diz como está o ensino desses alunos, a retenção de conhecimento servindo para subsidiar mudanças e discussões dentro dos cursos de uma mesma universidade, por exemplo. Traz um cenário dos cursos, sendo base, se for necessário, para propor mudanças pedagógicas e metodológicas, rever a infraestrutura da instituição e outros fatores”, explicou a procuradora.

No geral, em 2022, o Enade avaliou cursos como: bacharelado das áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo. E também cursos superiores de tecnologia das áreas de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI