Publicado em: 26 de junho de 2025
Compartilhe:

Nesta sexta-feira (27), o curso de Jornalismo e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) promovem o evento “Nakayotima Hutukara – A comunicação como aliada dos povos Yanomami e Ye’kwana”, em parceria com a Hutukara Associação Yanomami (HAY). A proposta é celebrar os 20 anos de atuação da HAY na defesa dos povos Yanomami e Ye’kwana, que vivem nos estados de Roraima e Amazonas, além de debater a comunicação indígena como prática essencial para o fortalecimento e a reverberação das vozes dos povos guardiões da floresta amazônica.

O evento tem início às 18h, na sala de cinema do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR). A abertura do Nakayotima – que, na língua yanomami, significa “encontro” – contará com a palestra do presidente da HAY, Doutor Honoris Causa da UFRR e xamã Davi Kopenawa Yanomami. Em seguida, será exibido o curta-documentário “20 anos da Hutukara Associação Yanomami e Encontro dos Xamãs”, dirigido pela jornalista Evilene Paixão, com produção dos comunicadores e comunicadoras Kátia Iaramari Yanomami, Jair Kedeniwa Ye’kwana, Juruna Maxapino Yanomami, Laura Yanomami, Cidiclei Palimitheli, Rosilei Palimitheli, Josimar Palimitheli, Cleosamar Pereira Yanomami, Priscila Ximenez Ye’kwana e Kalepi Amarildo Sanoma.

Para encerrar a noite, haverá uma roda de conversa mediada pela professora e pesquisadora do PPGCOM Vângela Morais, com a participação das lideranças Davi e Dário Kopenawa Yanomami, da comunicadora Kátia Yanomami e da jornalista Evilene Paixão.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da UFRR, professor Felipe Collar Berni, “o evento é uma oportunidade riquíssima para estimularmos e vivenciarmos uma formação universitária que assuma a confluência de saberes como estratégia para darmos conta da complexidade do mundo contemporâneo e das dinâmicas apresentadas pelo Jornalismo. Pensar um jornalismo aliado dos povos indígenas e capaz de auxiliar nas lutas para mantermos a floresta em pé é uma tarefa urgente que o nosso curso aqui na UFRR abraça.”

O evento terá certificação e está sujeito à lotação do espaço.