Publicado em: 13 de novembro de 2023
Compartilhe:

O curso de Direito da Universidade Federal de Roraima irá realizar no dia 22 de novembro um evento comemorativo à nota máxima (nota 5) alcançada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O encontro ocorrerá às 17h, no Salão Nobre da Reitoria.

A comemoração irá reunir professores do curso, egressos que realizaram a prova do Enade 2022, além de estudantes que estão no curso atualmente. Além deles, foram convidados o Reitor, José Geraldo Ticianeli, o Vice-Reitor, Silvestre Lopes da Nóbrega, além do Pró-reitor de Ensino e Graduação, Antonio Carlos Sansevero Martins.

Na ocasião será entregue uma menção honrosa aos professores do curso e os egressos que fizeram a prova em 2022. Conforme a coordenadora do curso de Direito, Lívia Barreto, o intuito da realização do evento comemorativo é valorizar o trabalho feito por professores e acadêmicos. “É um ato simbólico, pois queremos reconhecer o trabalho que todos tiveram para manter o desempenho do curso de Direito nesse patamar. Vamos chamar cada um nominalmente e entregar essa menção honrosa. Além disso, queremos estimular os próximos alunos a continuar com esse legado”, afirmou a coordenadora.

O curso de Direito da UFRR no Enade 2022

Os dados do Enade 2022 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no final do mês de outubro em Brasília. Em Roraima foram avaliados 24 cursos de seis instituições diferentes.

O Enade utiliza um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes em prova. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame. Em uma escala de 1 a 5 os conceitos maiores ou iguais a 3 são considerados satisfatórios.

Com conceito 5, considerada a nota máxima do Enade, o curso de Direito alcançou também outras estatísticas favoráveis, sendo um dos três cursos que alcançaram conceito maior que 3 no Estado, além de ser um dos quatro cursos da área na região Norte que tiveram conceito 5.

Na ocasião do resultado, a coordenadora Lívia Barreto destacou a importância de continuar contribuindo com a formação de bons profissionais para a área jurídica. “Os alunos e professores estão felizes e motivados e acreditamos que [o resultado] seja fruto do trabalho deles tanto no ensino, na pesquisa e extensão. Isso propicia uma visão crítica e pensamento reflexivo para que possam ser profissionais diferenciados. Queremos sempre contribuir para a formação desse perfil de profissional”, destacou a coordenadora.

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) busca avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação com relação a vários aspectos como: ao aprendizado dos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para formação do profissional e outros.

O Enade é aplicado pelo Inep desde 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) junto com a Avaliação de cursos de graduação e Avaliação institucional. As três avaliações permitem conhecer a qualidade dos cursos, além da realidade das instituições de educação superior brasileiras.

Os cursos da UFRR avaliados em 2022 foram Direito, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social/Jornalismo, Psicologia, Relações Internacionais e Secretariado.

z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI