O curso de Ciências Socias da Universidade Federal de Roraima (UFRR) leva nos dias 23 e 24 de maio a Caravana do Patrimônio Cultural em Roraima para a Escola Estadual Santa Catarina, localizada no município do Cantá.
Voltada para estudantes, moradores de Roraima, cordelistas e leitores de cordel no geral, a caravana busca realizar o mapeamento sobre a cultura do cordel em Roraima por meio do desenvolvimento de atividades, como recolhimento das narrativas de vida dos cordelistas, rodas de conversa, oficinas e exposição cultural em escolas públicas.
Conforme informações da organização do evento, o objetivo das atividades “é preservar, difundir e valorizar as memórias, os saberes e suas práticas na busca por conectar gerações e valorizar a prática da educação patrimonial”. A ação também tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE/UFRR) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Durante estes dois dias, a programação do evento traz atividades como roda de conversa com o mestre cordelista e indígena Wapichana, Ivo Solon, oficinas de literatura de cordel e de Xilogravura, apresentações culturais, entre outros.
Confira a programação:
Dia 23 de maio de 2025
14h30 – Roda de Conversa com o Indígena Wapichana e Mestre Cordelista Ivo Solon.
15h30 – Oficina de literatura de cordel
16h10 – Oficina de Xilogravura
17h – Apresentação cultural (exposição dos trabalhos dos alunos)
17h30 – Encerramento com distribuição de folhetos de cordel
Dia 24 de maio de 2025
9h- Recolhimento da Narrativa de vida.