Publicado em: 26 de junho de 2024

As inscrições para o processo seletivo destinado ao reingresso de estudantes em cursos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) encerram nesta sexta-feira (28/06). Tendo por objetivo reocupar vagas que estão ociosas nos cursos da instituição, o edital oferece 149 vagas distribuídas em 17 cursos. As inscrições no processo podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio da página de seletivos da UFRR.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site, inserir o seu Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), descrito no histórico escolar, e anexar o histórico escolar do ensino superior. A taxa de inscrição é de R$100 e o boleto para pagamento da taxa estará disponível para impressão e deverá ser pago até a data de vencimento.

A Comissão Permanente de Vestibular (CPV) destaca que esse seletivo é destinado aos interessados que já tenham ingressado no ensino superior. O intuito é reocupar vagas que são oriundas de transferências de alunos da UFRR para outros cursos ou outras instituições, abandonos e desligamentos compulsórios.

Desta forma, para se candidatar o candidato deve se enquadrar cumulativamente nas seguintes situações: ter tido cancelado seu vínculo com um dos cursos de graduação da UFRR entre os períodos letivos 2019.1 e 2024.1, não ter sido contemplado anteriormente em processo de reingresso, não ter tido o vínculo cancelado com sanção disciplinar resultante de Processo Administrativo Disciplinar ou por não comprovação da condição de beneficiário de reserva de vaga prevista em Lei, não ter ingressado em outro curso de graduação ofertado pela UFRR após o cancelamento de vínculo em algum curso de graduação da mesma universidade. Além disso, é necessário atender ao requisito de 30%, no mínimo, de carga horária integralizada.

O edital destaca que o ingresso dos candidatos aprovados por essa seleção é exclusivo para o período letivo 2024. Os interessados apenas poderão se candidatar ao mesmo curso ao qual foi anteriormente desvinculado.

Os cursos de Geografia juntando o de Bacharelado e Licenciatura possui 20 vagas, Matemática também com 20 vagas somando Bacharelado e Licenciatura e Química com 14 vagas são os que possuem mais vagas disponíveis. O quadro com as respectivas vagas e requisitos específicos de ingresso em cada curso podem ser encontrados no edital do processo seletivo.

A publicação do resultado preliminar do seletivo ocorre no dia 19 de julho e a homologação do resultado final acontece no dia 26 de julho. Todas as informações e resultados poderão ser encontrados na página da CPV/UFRR.