Publicado em: 14 de maio de 2025
Compartilhe:

Com foco na preparação de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, o cursinho popular Marcos Braga está com inscrições abertas até esta quinta-feira (15) para formação da turma de 2025.

Ao todo estão sendo ofertadas 40 vagas e segundo a organização do cursinho ainda será formado um cadastro de reserva com 20 candidatos seguindo a ordem de classificação do resultado final.

Os interessados podem fazer sua inscrição por meio de formulário eletrônico. O público-alvo do cursinho são os estudantes de escola pública, jovens de baixa renda e de periferia, trabalhadores, migrantes, mulheres, pessoas negras ou indígenas, pessoas com deficiência ou LGBTQIAPN+.

O processo seletivo é formado por duas etapas de caráter eliminatório e classificatório formado por inscrição de perfil socioeconômico e entrevista. Conforme o cronograma, a divulgação dos candidatos que irão para as entrevistas ocorre no dia 31 de maio com o período de entrevistas acontecendo de 02 a 25 de junho de 2025.

Para Darlene Moraes da coordenação pedagógica do projeto, o cursinho possui um papel importante por democratizar o acesso à educação superior. “Oferecemos oportunidades que de outra forma seriam inacessíveis para muitos. O Cursinho Popular Marcos Braga é mais do que um preparatório para o vestibular, ele é um projeto social que oferece esperança, oportunidades e ferramentas para que a juventude possa construir um futuro melhor para si e para suas comunidades, combatendo a desigualdade e promovendo a democratização da educação. Temos um ensino de qualidade, preparando jovens de baixa renda para o ENEM e vestibulares de universidades públicas e privadas. Isso equaliza as chances de acesso ao ensino superior, um fator chave para a mobilidade social”, destaca Darlene.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 27 de junho com a aula inaugural no dia 01 de julho. O edital completo e outras informações podem ser acessados por meio do perfil do projeto em no Instagram: @podemosmaisrr.

Sobre o cursinho

O Cursinho Popular Marcos Braga é uma iniciativa da Rede de Cursinhos Populares Podemos +, organizada pelo Levante Popular da Juventude e possui o objetivo de preparar jovens de baixa renda para o ingresso no ensino superior.

O curso é gratuito e junto com as aulas preparatórias são oferecidos lanches durante as aulas, distribuição de materiais didáticos e atividades de formação integral, como aulas de cidadania, atualidades, círculos de debates, oficinas, entre outros.

As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30, no Bloco I do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCAR/UFRR) localizado no Campus Paricarana.

Conforme a coordenação do curso, a estrutura curricular abrange as áreas de conhecimento exigidas pelo ENEM dividida em quatro módulos denominados Códigos e Linguagens (Português, Espanhol, Literatura), Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia, Filosofia), Ciências da Natureza e Matemática (Matemática, Química, Física, Biologia) e Redação e Atualidades (Estrutura Curricular Complementar).