A Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do projeto de extensão CineAdm, promove no dia 29 de outubro, às 18h30, a exibição do filme “Maré Vermelha” (Crimson Tide, 1995), dirigido por Tony Scott e estrelado por Denzel Washington e Gene Hackman.
A sessão acontecerá na sala 272 do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (CADECON) e será aberta ao público, com emissão de certificado de participação de duas horas. A entrada na sala será permitida até o horário de início da exibição.
O projeto tem como finalidade o uso linguagem cinematográfica, plural e multifacetada, para a reflexão de temas importantes da Ciência da Administração na formação profissional. “O processo se ampara na exemplificação de situações lúdicas e práticas referentes aos conceitos fundamentais que devem ser discutidos com o tema do filme, além de exercitar a capacidade de refletir sobre temáticas organizacionais, a partir de outra linguagem que não teórica”, explica o coordenador do projeto, professor Carlos Augusto de Carvalho.
O professor acredita que, além de fortalecer o vínculo entre ensino e extensão, “o projeto também contribui para o processo de curricularização da extensão, previsto na matriz curricular do curso de Administração, ao promover a integração entre conhecimento técnico, vivência profissional e cultura”.
O coordenador reforça ainda o convite para que acadêmicos de outros cursos, interessados na dinâmica do evento, também acompanhem as exibições e participem das discussões promovidas pelo CineAdm.
Sinopse do filme “Maré Vermelha” de Tony Scott
Em alto mar, em meio à guerra fria entre os EUA e a Rússia, o submarino nuclear americano USS Albama, se aproxima da costa russa, para ficar em estado de alerta, caso os rebeldes russos, que desafiavam a própria autoridade militar, pudessem trazer alguma ameaça ao EUA. Em meio a comunicações controversas devido a falhas de transmissão, um clima de discórdia se instalou no comando do USS Alabama. O Capitão Frank Ramsey acreditava que a ordem seria de ataque às bases rebeldes. O Oficial Ron Hunter, segundo líder na hierarquia, acreditava que seria melhor esperar uma mensagem mais clara do Alto Comando. No decorrer das discussões, um motim foi perpetrado, logo devolvido com outro motim, dividindo a tripulação, na iminência de um conflito nuclear. A película traz reflexões importantes para o administrador, quanto ao uso do poder hierárquico e o ego inflado por esse poder, que podem dificultar a compreensão de decisões programadas, desembocando em incertezas que poderiam levar a decisões não programadas com resultados catastróficos, sobretudo quando o processo de negociação falha, influenciado por fatores situacionais não controláveis.