O Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará, no dia 4 de julho, das 17h às 23h, o Arraial do CCH. A festa, que acontecerá no estacionamento do centro, tem como proposta integrar a comunidade acadêmica e o público externo em um momento de celebração cultural, com comidas e bebidas juninas, atrações musicais e brincadeiras tradicionais como bingo, prisão, acerta burro e correio elegante.
Pensando na valorização das culturas amazônica e nordestina, o evento também tem como objetivo promover a integração entre estudantes, professores, técnicas, trabalhadoras terceirizadas e a comunidade externa “O Centro de Ciências Humanas é um lugar de encontro entre diferentes saberes, culturas e vivências, e entendemos que também deve ser um espaço de acolhimento, convivência e expressão cultural”, afirma o professor Carlos Alberto, coordenador do evento.
As tradicionais festas juninas do Norte e do Nordeste, marcadas por música, dança, comidas típicas e religiosidade popular, serviram de inspiração para o arraial ser pensado como um momento festivo e, ao mesmo tempo, significativo, como afirma o professor “Buscamos organizar um evento que reafirmasse identidades, fortalecesse laços entre os diversos segmentos do CCH e aproximasse a comunidade externa da universidade”, completa o professor.
A estrutura do evento contará com seis tendas disponibilizadas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social (SETRABES), além de som e iluminação fornecidos pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT). Haverá ainda barracas, mesas e cadeiras para receber o público. A comercialização de alimentos e produtos ficará a cargo de estudantes, ex-alunos e pequenos empreendedores locais, com destaque para pratos típicos à base de milho e outros sabores tradicionais das festas juninas.
Além de integrar a comunidade acadêmica, a intenção é que o Arraial do CCH se torne parte do calendário oficial do centro. “Mais do que uma festa, o arraiál representa o reconhecimento de que a cultura também é conhecimento, resistência e pertencimento”, destaca Carlos Alberto
Com a expectativa de reunir cerca de 400 pessoas, a iniciativa vem sendo construída de forma colaborativa entre docentes, técnicos e estudantes, que também ficaram responsáveis pela adaptação das brincadeiras ao público universitário. “Queremos finalizar convidando toda a comunidade universitária a participar do Arraial do CCH 2025. Será um momento de muita alegria, confraternização, integração e celebração da cultura popular. Receberemos todas e todos com grande entusiasmo!”, reforça.