Publicado em: 20 de outubro de 2025
Compartilhe:

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebe no dia 22 de outubro a mesa-redonda “As Bancas de Heteroidentificação no Contexto Amazônico”. A atividade é ligada ao “Ciclo de Palestras e Seminário sobre Políticas de Ação Afirmativa” e contará com a participação de Edleuza de Jesus (IFRR – Campus Novo Paraíso), Iolete Ribeiro da Silva (Fpsi e PPGPSI/UFAM), Mariana Pereira (CPH e PPGSOF/UFRR) e mediação de Francisco Alves (CPH e PPGL/UFRR). A ação ocorre no Auditório do Instituto de Antropologia (INAN), a partir das 18h30 e as inscrições podem ser feitas por meio da página do evento.

O “Ciclo de Palestras e Seminário sobre Políticas de Ação Afirmativa” tem por objetivo trazer a comunidade acadêmica da UFRR e a sociedade civil os embasamentos teóricos e políticos sobre a legislação que referendam as políticas de cotas tanto para o âmbito do ingresso no ensino superior quanto no serviço público. “Trata-se de uma demanda que a Lei institui para a formação do quadro que dentro das Instituições de Ensino Superior trabalham com ações afirmativas e inclusão”, explica a professora Mariana Pereira, uma das organizadoras da ação.

As atividades do Ciclo e Seminário tiveram início ainda no mês de setembro, com uma mesa-redonda ocorrida no auditório do IFRR, que teve como tema: “Políticas de Ações Afirmativas: reparação e bem viver”. Além da mesa-redonda do dia 22 de outubro, estão programadas para ocorrer, até o dia 12 de novembro, uma oficina e outras duas mesas-redondas. Segundo a organização do evento, os debates promovidos abordam três temas centrais: “Construção de Políticas de Ações Afirmativas na Universidade Pública Brasileira”; “Para que são as Bancas de Heteroidentificação e como devem ser formadas” e “Racismo, Diversidade, Direitos Humanos, Equidade na Educação”.

Segundo a professora Mariana Pereira a relevância dessas discussões é percebida por meio da sua capacidade de fazer a comunidade em geral conhecer a legislação que institui as políticas de ação afirmativa no Brasil, em especial em relação a Educação. “É importante que todos saibam que política de ação afirmativa é mais do que implementação de cotas, é também construir outros dispositivos institucionais que combata o racismo institucional, que ajude os estudantes a permanecerem e de modo respeitoso dentro do sistema de ensino superior”, reforçou a professora.

Cada atividade relacionada ao evento vai gerar aos participantes certificação com carga horária de quatro horas. As ações são organizadas por meio de parceria entre Programa de Pós-Graduação em Sociedades e Fronteiras (PPGSOF/UFRR), Projeto Equidade na Formação de Estudantes Indígenas e de Ações Afirmativas na Amazônia e Comissão Permanente de Ações Afirmativas (CPH/UFRR)

Confira o que ainda vai ocorrer no “Ciclo de Palestras e Seminário sobre Políticas de Ação Afirmativa”

OUTUBRO – 22/10 – 18h30 – Auditório do INAN – Instituto de Antropologia

MESA REDONDA

“As Bancas de Heteroidentificação no Contexto Amazônico”

Convidados:

Edleuza de Jesus – IFRR – Campus Novo Paraíso

Iolete Ribeiro da Silva – Fpsi e PPGPSI/UFAM

Mariana Pereira – CPH e PPGSOF/UFRR

Mediador: Francisco Alves – CPH e PPGL/UFRR

OUTUBRO – 29/10 – 19h – Colégio Estadual Ana Libórea

Oficina formativa: Aspectos do Currículo Antirracista e o Bem Viver

Mediação: Comitê Impulsionador da Marcha

NOVEMBRO – 11/11 – 19h –

MESA REDONDA – Salão Nobre da UFRR

Convidados: PDPG-PAA, NEABI-IF/CPH, DCE, Observatório da Violência Contra Mulher, IVA, MNU, NUMUR – um representante de cada parceiro

Título da Mesa: PRÁTICAS ANTIRRACISTAS PARA ENFRENTAR O RACISMO

Mediador: Marco Antônio – PPGSOF e NEABI/IFRR

NOVEMBRO – 12/11 as 19h30 – Auditório do IFRR

MESA REDONDA

Título da Mesa: PRÁTICAS ANTIRRACISTA PARA FORTALECER A DEMOCRACIA

Convidados: Professor Marcos Antônio – PDPG PAA/PPGSOF e NEABI/IFRR

Professora Antonia Pedrosa – SINTER/MNU

Mediador: Representante do NEABI/IFRR