Publicado em: 19 de junho de 2024

O Governo do México, por meio da Secretaria de Relações Exteriores (SRE) e da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), lançou a “Convocatória de Bolsas de Excelência para Estrangeiros 2024”, em colaboração com mais de 90 Instituições de Ensino Superior mexicanas. O período de inscrições está aberto até 28 de junho de 2024, através do portal SIGCA.

As bolsas oferecem um subsídio mensal para manutenção: $13,202.12 pesos mexicanos para mestrado, mobilidade de graduação e mestrado, e pesquisas de mestrado; e $16,502.65 pesos mexicanos para doutorado, estadias de pesquisa de doutorado e pós-doutorado. Este programa tem como objetivo atrair estudantes estrangeiros de alto potencial acadêmico interessados em realizar estudos no México nos níveis de especialização, mestrado, doutorado, e pesquisas de pós-graduação, além de programas de mobilidade estudantil de graduação e pós-graduação.

Os interessados devem incluir todos os documentos acadêmicos necessários, como cópia do passaporte vigente, carta de declaração assinada, Curriculum Vitae (máximo de 4 páginas), e e cópia do atestado médico emitido por instituição pública ou privada de saúde, com data de emissão não superior a 3 meses antes da apresentação da candidatura, indicando que o requerente está em boa saúde.

Todos os documentos que estiverem em outro idioma que não o espanhol devem ser acompanhados de uma tradução simples para o espanhol, em folha separada, assinada pelo candidato. Os documentos devem ser enviados em formato PDF colorido, com tamanho máximo de 1,8 MB, e devem ser legíveis Além disso, dependendo do nível de estudo ou pesquisa a ser realizado, são necessários documentos adicionais que podem ser encontrados listados no site da AMEXCID

Para mais informações e para se inscrever, os interessados devem acessar o portal oficial da AMEXCID e seguir as instruções detalhadas na convocatória. Esta é uma oportunidade única para estudantes internacionais desenvolverem seus estudos em um ambiente acadêmico de excelência no México.

Para acessar ao site das bolsas acesse:

Tags: