linha top 1
Governo Federal
Universidade Federal de Roraima
  • UM TEXTO BACANUDO AQUI!
  • MAIS UM TEXTO BACANUDO AQUI!
  • MAIS UM TEXTO BACANUDO AQUI!
  •  
     
A Coordenadoria de Relações Internacionais - CRINT informa que o Programa Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras está com edital aberto para o (Re)credenciamento para Especialistas de Línguas Estrangeiras do Páis e do Exterior. Dessa forma, tiramos aqui algumas dúvidas gerais e damos orientações quanto ao processo. 
 
Acompanhem:
 
1. Todos os credenciados na Rede IsF devem fazer o seu recredenciamento agora? SIM! Isso se deve a dois fatores:
 
a. Como teremos novos papeis a serem assumidos na Rede, precisamos saber no que você está disposto e deseja colaborar;
 
b. Por conta do Curso de Especialização, precisaremos de documentos que o MEC solicita como exigência da oferta.
 
2. Mas a minha instituição já está credenciada. Eu preciso me (re)credenciar? SIM! Os credenciamentos são realizados de forma separada. Se a sua instituição está credenciada, está tudo certo com ela, mas você precisa participar do (re)credenciamento se quiser continuar na Rede IsF como especialista.
 
3. Há colegas que querem participar e nunca participaram do Programa IsF, eles podem se credenciar? Sim, o credenciamento é para todos. 
 
4. Há limite de vagas? NÃO. Quanto mais especialistas se (re)credenciarem, melhor.
 
5. E se eu não me recredenciar? Infelizmente teremos que retirá-lo da Rede, por isso será importante que você se recredencie no período indicado pelo edital.
 
6. Os coordenadores administrativos que não são especialistas de língua estrangeira precisam se (re)credenciar? Sim, mas o processo deles será diferente. As orientações do Núcleo Gestor serão enviadas ao e-mail de cada um dos coordenadores administrativos que não forem especialistas.
 
7. Minha instituição não é credenciada, posso me credenciar mesmo assim? Sim! Há processos distintos de credenciamento de especialistas e instituições. O especialista vinculado a uma instituição de ensino superior tem autonomia para desenvolver suas ações de extensão/pesquisa e poderá se credenciar sem problema algum. Aqueles que se credenciarem, cujas instituições estiverem credenciadas também, terão o bônus de ter mais apoio da instituição. Vale lembrar que as IES também estão em processo de credenciamento: a ANDIFES já conta com 52 IFES credenciadas e as demais poderão aderir. A ABRUEM (para as estaduais e municipais) já aprovaram a Rede Abruem IsF e estão em processo de oficialização da parceria.
 
8. Quais são as etapas do (Re)credenciamento?
 
a. Fazer o Curso Aberto autoinstrucional disponível na plataforma: www.poca.ufscar.br. Mas por que fazer um curso para se credenciar? É obrigatório? Sim, é obrigatório para todos – especialistas que já participaram do Programa IsF no MEC, mas não se credenciaram à Rede, para especialistas novos e para especialistas que estão na Rede já credenciados. É necessário fazer o curso porque há muitas detalhes a serem compartilhados entre o que era o Programa IsF e agora as ações na Rede IsF nesta nova etapa. Há muitas dúvidas e o curso poderá auxiliar você a compreender melhor as funções, os papeis, o trabalho que pode ser feito em cada IES ou no trabalho docente, integrando ensino/pesquisa/extensão. O Núcleo Gestor não dá conta de explicar essa dinâmica para cada pessoa que entra na Rede. Essa foi a forma que encontramos de padronizar as informações ANTES que a pessoa se (re)credencie. Ao menos ao se (re)credenciar ela fica consciente do que é seu papel e do que pode fazer. O certificado do curso será exigido para completar o processo de (re)credenciamento.
 
b. Ler o edital de credenciamento. É fundamental que você leia atentamente todo o edital. Há informações importantes que você precisa saber antes de se (re)credenciar. O edital está disponível na página da Andifes: https://www.andifes.org.br/?page_id=82328;
 
c. Preencher o formulário de (re)credenciamento: http://bit.ly/ReCredenciamentoIsF (leva aproximadamente 15 minutos);
 
d. Enviar os documentos solicitados em PDF para o e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
 
 

A Coordenadoria de Relações Internacionais CRINT informa que estão abertas as inscrições ao Programa ANDIFES de Mobilidade Virtual Destino Brasil. O endereço do site para a realização das inscrições é: https://www.destinobrasil-andifes.org

O Catálogo dos Cursos, que também consta no site, juntamente com o endereço para as inscrições, seguem no link abaixo:

https://webmail.ufrr.br/service/home/~/?auth=co&loc=pt_BR&id=231022&part=2