Publicado em: 20 de junho de 2024

A Comissão Fulbright está convidando instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil a apresentarem propostas para o estabelecimento de até duas Cátedras Comissão Fulbright de Estudos Brasil-EUA. Instituições de ensino superior e institutos de pesquisa brasileiros interessados em hospedar projetos multidisciplinares focados nas relações Brasil-EUA podem enviar suas propostas até o dia 30 de agosto de 2024.

Esta iniciativa tem como objetivo fortalecer a relação entre os dois países por meio de estudos abrangentes sobre desafios tecnológicos, econômicos, políticos, sociais e culturais. As Cátedras Fulbright abrangerão áreas de interesse bilateral, tais como:

• Cooperação econômica e relações comerciais
  • Inovação tecnológica
  • Políticas ambientais e mudanças climáticas
  • Relações políticas e diplomáticas
  • Intercâmbio social e cultural
  • Saúde pública e pesquisa biomédica
  • Segurança e defesa
  • Colaboração educacional e acadêmica
  • Questões legais e de direitos humanos

De acordo com as diretrizes estabelecidas, as propostas devem incluir atividades que envolvam pesquisa abrangente e análise estratégica, colaboração interdisciplinar entre acadêmicos de diferentes áreas, engajamento público para influenciar políticas, e educação interdisciplinar para estudantes e pesquisadores.

As Cátedras Fulbright selecionadas receberão financiamento de até US$ 400.000 ao longo de cinco anos, o que equivale a US$ 80.000 por ano. Esse suporte cobrirá atividades do catedrático, suporte administrativo, realização de eventos, publicações e programas educacionais, reforçando o compromisso da Comissão Fulbright em promover a colaboração acadêmica e o diálogo entre Brasil e Estados Unidos.

Esta iniciativa representa um passo significativo na promoção de parcerias acadêmicas bilaterais e no fortalecimento dos laços entre Brasil e EUA através da integração de pesquisa de ponta e do desenvolvimento de soluções conjuntas para desafios globais. Mais informações podem ser obtidas em https://fulbright.org.br/special-project/catedra-comissao-fulbright-de-estudos-brasil-eua/ e dúvidas enviadas para 200years@fulbright.org.br.

Para mais informações acesse: