Publicado em: 24 de agosto de 2023
Atualizado em: 12 de junho de 2024

A proficiência linguística é a habilidade de um indivíduo em utilizar uma língua de forma eficaz e eficiente em diversas situações de comunicação. Avaliar a proficiência linguística envolve analisar várias competências, incluindo:

Compreensão Oral: A capacidade de entender a língua falada em diferentes contextos.

Compreensão Escrita: A habilidade de ler e compreender textos escritos em vários gêneros e níveis de complexidade.

Expressão Oral: A capacidade de se comunicar verbalmente de maneira clara e coerente.

Expressão Escrita: A habilidade de escrever textos claros, coesos e corretos em termos de gramática e vocabulário.

Interação: A competência para participar de conversas e discussões, entendendo e respondendo adequadamente aos outros interlocutores.

Tipos de Proficiência Linguística na UFRR

Na UFRR, oferecemos diferentes tipos de testes de proficiência linguística, cada um direcionado a públicos específicos e com níveis de classificação distintos. Os principais exames disponíveis são:

CELPE-BRAS:

Público-Alvo: Estrangeiros que desejam comprovar proficiência em língua portuguesa.

Níveis de Classificação: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior.

TOEFL:

Público-Alvo: Estudantes e profissionais que desejam comprovar proficiência em inglês para estudos ou trabalho em países de língua inglesa.

Níveis de Classificação: Baseado em pontuação, que pode variar de nível A1 (iniciante) a C2 (proficiente), conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira):

Público-Alvo: Estudantes e profissionais que desejam comprovar proficiência em espanhol.

Níveis de Classificação: A1, A2, B1, B2, C1, C2 (conforme CEFR).

Proficiência Linguística para Mobilidade Acadêmica na UFRR

Para alunos que não possuem certificação de proficiência linguística em inglês ou espanhol, a UFRR oferece uma Prova de Proficiência Linguística específica para Mobilidade Acadêmica Internacional. Esta prova é disponibilizada de acordo com os lançamentos e pré-requisitos dos editais de mobilidade.

Os alunos interessados devem:

Verificar os editais de mobilidade acadêmica internacional publicados pela CRINT.

Atender aos pré-requisitos especificados no edital.

Inscrever-se na prova de proficiência oferecida pela UFRR, caso não possuam certificação prévia.

A avaliação segue padrões internacionais e é projetada para garantir que os estudantes possuam habilidades linguísticas suficientes para o sucesso acadêmico em instituições estrangeiras.

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras): é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Teste TOEFL: O TOEFL ITP é um teste de proficiência em inglês que utiliza conteúdo acadêmico e social para avaliar a proficiência linguística de falantes cuja primeira língua não é o inglês. Todas as questões das seções de Listening, Structure e Reading são de múltipla escolha e os candidatos recebem um relatório de pontuação detalhando seu desempenho no teste. Uma característica importante do teste é que o TOEFL ITP não reprova, apenas pontua o desempenho possibilitando que todos os candidatos possam fazer a prova, independentemente do nível de conhecimento de inglês.

O Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE): é um título oficial que comprova o grau de competência e domínio do idioma, conferidos pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha.

Para mais informações, consulte os editais vigentes e entre em contato com a Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT) da UFRR pelo email crint@ufrr.br.