Publicado em: 24 de junho de 2024

As inscrições para o Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima (PRONAT/UFRR), que oferece vagas para cursos de mestrado e doutorado, encerram neste domingo (30/06). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet por meio do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Serão selecionados até os 10 primeiros aprovados para o curso de doutorado e os 15 primeiros aprovados para o mestrado. Além disso, das vagas relacionadas, serão destinadas uma vaga do curso de doutorado e uma vaga do mestrado aos candidatos com deficiência que concorrerão entre si.

Em atendimento a política de ações afirmativas da UFRR, serão destinadas três vagas suplementares de mestrado e duas vagas suplementares de doutorado reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas.

Para as inscrições no processo seletivo do curso de mestrado e doutorado deverão ser apresentados, obrigatoriamente, alguns documentos, como: Formulário de inscrição disponível no edital, comprovante original de pagamento, carteira de identidade e CPF, certidão de quitação eleitoral atualizada, uma fotografia 3×4, diploma de graduação ou documento equivalente reconhecido que comprove ter concluído o curso superior, diploma de mestrado ou documento equivalente que comprove ter concluído o curso,  históricos escolares de graduação e mestrado, curriculum vitae no modelo Lattes/CNPq com atividades desenvolvidas durante o período de fevereiro de 2020 a junho de 2024, com cópia dos documentos comprobatórios, entre outros, documentos.

O edital destaca que toda a documentação necessária para a inscrição deverá ser digitalizada em formato PDF e adicionada no local indicado no sistema de submissão do SIGAA/UFRR.

O processo de seleção será conduzido pela comissão formada por docentes permanentes do PRONAT e indicados pela coordenação do programa. A admissão no curso de doutorado ocorre por meio de um seletivo com cinco etapas, sendo a primeira etapa formada pela homologação da inscrição por meio da análise da documentação, a segunda será a avaliação do anteprojeto de tese, a terceira etapa a defesa e apresentação oral do projeto, a quarta etapa a prova de proficiência em Língua Inglesa e a última etapa a análise de currículo. Já o processo de seleção para o curso de mestrado constará de quatro etapas, sendo a inscrição e a segunda etapa que consistem em documentos comprobatórios e a prova de conhecimentos gerais com cinco questões.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 03 de setembro e o início das aulas dos cursos de mestrado e doutorado ocorrem no dia 09 de setembro. O edital completo está disponível na página do PRONAT.

O Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e suas linhas de pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UFRR é o primeiro programa da universidade a ofertar os cursos de mestrado e doutorado. Sua história começou em 2003 a partir do curso de pós-graduação latu sensu chamado de “Especialização em Recursos Naturais”.

Atualmente o programa possui duas linhas de pesquisa. São elas: Manejo e dinâmica de Recursos Naturais que aborda, entre outros assuntos, os estudos na área do manejo de recursos naturais visando à preservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, além do uso sustentável de recursos naturais e a Bioprospecção que busca estudos que visam a descoberta e caracterização de organismos que possibilitem o desenvolvimento de novos produtos .