Em 2012, o PRONAT migrou da área Interdisciplinar para a área das Ciências Ambientais e, no mesmo ano, após avaliação da CAPES, recebeu o conceito 4. Em 2013, o curso de Doutorado foi aprovado, iniciando suas atividades em 2015, com a proposta de manter somente uma área de concentração: “Manejo e conservação de Bacias Hidrográficas”, com duas linhas de pesquisa: Manejo e Dinâmica de Recursos Naturais e Bioprospecção.
Para adequar os cursos de mestrado e doutorado do PRONAT às exigências da CAPES e às necessidades oriundas dos grandes desafios socioambientais emergentes em Roraima, o Programa determinou como fio condutor teórico-epistemológico e metodológico, como forma de dar conta produção do conhecimento, na área das Ciências Ambientais.
Cabe destacar que, por duas avaliações seguidas da CAPES, o PRONAT manteve o conceito 4, chamando atenção para a evolução da qualidade de desenvolvimento do curso, que deveria, gradativamente, aumentar de conceito, a partir do cumprimento dos objetivos interdisciplinares, com pesquisas efetivas e qualificadas na área de Ciências Ambientais.
Assim, para elevar o conceito do Programa, foi recomendado e apoiado pela CAPES, a realização do Planejamento Estratégico 2024-2029 do PRONAT. O presente documento, portanto, trata do Planejamento do PRONAT realizado por meio da contratação de uma consultoria externa, com a participação coletiva do PRONAT: coordenação, docentes e discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado.
A Autoavaliação Institucional tem como objetivos produzir conhecimentos, refletir sobre as atividades realizadas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico em educação, fortalecer as relações de cooperação entre diversos atores institucionais, tornar mais eficaz a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.
Os Relatórios de Autoavaliação Institucional estão disponíveis a seguir e as estatísticas de participação e demais documentos gerados a partir da autoavaliação são encontrados nos links respectivos.
Profa. Dra. MEIRE JOISY ALMEIDA PEREIRA | Coordenadora do PRONAT |
Profa. Dra. GARDÊNIA HOLANDA CABRAL | Representante da Linha de Manejo e Dinâmicas de Recursos Naturais – Titular |
Prof. Dr. MARCOS JOSÉ SALGADO VITAL | Representante da Linha de Bioprospecção – Titular |
Doutorando FRANCISCO RAIMUNDO SOUSA | Representante Discente – Titular |
Mestrando ALEX MANGABEIRA DOS PASSOS | Representante Discente – Suplente |