Publicado em: 24 de janeiro de 2025
Atualizado em: 4 de fevereiro de 2025
Compartilhe:

Conforme Edital nº 01/2024 – CS/PRONAT/PRPPG/UFRR do Processo Seletivo destinado ao ingresso de candidatos(as) nos Cursos de Mestrado e Doutorado do PRONAT, a prova de conhecimentos gerais para a seleção de mestrado será elaborada fundamentando-se nas referências recomendadas, conforme abaixo:

ÁGUA E DOENÇAS RELACIONADAS À ÁGUA EM COMUNIDADES DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URARICOERA – TERRA INDÍGENA YANOMAMI – RORAIMA.

Lima, J. A. D. M., Bethonico, M. B. D. M., & Vital, M. J. S.

Resumo do Artigo

A qualidade da água relaciona-se diretamente com a forma de uso e ocupação das áreas em uma bacia hidrográfica. Foi realizada uma relação do perfil sociocultural característicos do povo Yanomami e Ye’kuana com os resultados de análises de parâmetros físico-químicos e microbiológicos para avaliação da qualidade da água consumida pelas comunidades da Terra Indígena Yanomami localizadas na bacia hidrográfica do Rio Uraricoera. A avaliação físico-química foi feita pela determinação de temperatura, oxigênio dissolvido, nitrito, pH, condutividade elétrica, potencial de oxirredução, turbidez e cor aparente. Para a avaliação microbiológica da água utilizou-se a técnica do substrato cromogênicofluorogênico para determinação de coliformes totais e E. coli, com a finalidade de verificar suas características e a relação com as doenças diarreicas agudas existentes nas comunidades. Os resultados comprovam que as amostras de água consumida nas comunidades indígenas não estão em conformidade com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde na Portaria nº2914/2011 em virtude da elevada densidade de coliformes totais e E. coli. Propôs-se diagnosticar a situação das doenças diarreicas agudas que acometem a população Yanomami e Ye’kuana reunindo informações que contribuam para o trabalho do DSEI-Yanomami na oferta de água com qualidade e consequente melhoria de vida daqueles povos.

AMBIENTALIZAÇÃO DAS LUTAS SOCIAIS – O CASO DO MOVIMENTO POR JUSTIÇA AMBIENTAL.

Acselrad, H.

Resumo do Artigo

Até a Conferência da ONU no Rio de Janeiro em 1992, era grande a desconfiança dos movimentos sociais tradicionais com relação ao discurso ambiental. A partir de 2001, essa distância começou a se reduzir, coincidindo com a criação da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. O presente artigo descreve os passos da constituição dessa Rede, procurando caracterizar o processo de reapropriação local da experiência internacional dos movimentos por justiça ambiental, discutindo como se procurou superar a dissociação corrente entre as questões ambientais e as questões sociais, ao mesmo tempo que se expandiu o sentido da noção de “justiça ambiental” originalmente concebido por movimentos sociais nos Estados Unidos.

ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO BRASIL.

de Souza, S. S., & Fernandes, V. 

Resumo do Artigo

As questões ambientais que surgiram na década de 1970 e, mais recentemente, têm sofrido crescente processo de institucionalização. No campo da pesquisa e educação, é notório o crescimento de cursos e disciplinas em todos os níveis, do Ensino Fundamental à Pós- -Graduação. Dentre os fatos relevantes desta institucionalização, destaca-se o surgimento das Ciências Ambientais no contexto da Capes, que em 2011 criou esta área com 84 cursos, que constituem 54 programas entre mestrado, mestrado profissional e doutorado. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa que buscou mapear e caracterizar a área nascente de Ciências Ambientais, trazendo à tona suas especificidades e peculiaridades enquanto fazer ciência. Trata-se de uma pesquisa exploratória e pioneira, na medida em que inaugura ou sistematiza uma abordagem, um campo ou uma perspectiva ainda não abordado. A coleta de dados foi feita no site de cada programa e da Plataforma Lattes, por meio da qual se acessou informações sobre corpo docente discente. Os resultados dão conta de que a Área abrange diversas áreas do conhecimento, tais como a Gestão Ambiental, Recursos Naturais, Tecnologia, Ambiente e Sociedade, oriundas de diversas formações, tais como Geografia, Agronomia, História, Biologia, Química, Ciências Sociais, Ecologia entre outras, provenientes tanto das Ciências Humanas como das Naturais e Exatas. Esses resultados levam a concluir que a multidisciplinaridade é evidente dentro da área, enquanto campo de conhecimento. Essa caracterização pode também contribuir como suporte para as políticas públicas ambientais e científicas, evidenciando as principais aplicações das pesquisas em ciências ambientais e, consequentemente, os espaços ainda não ocupados pela pesquisa na temática.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA PERSPECTIVA ECONÔMICO-ECOLÓGICA

Romeiro, A. R. 

Resumo do Artigo

O objetivo do trabalho é oferecer uma definição de desenvolvimento sustentável de uma perspectiva econômico-ecológica. Para tanto, foram analisadas inicialmente as condições históricas da formulação e a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, de suas origens como ecodesenvolvimento até sua nova apresentação como economia verde. Em seguida, foram avaliadas as premissas do conceito de sustentabilidade fraca que permite à economia ambiental neoclássica desconsiderar a realidade natural em suas formulações de políticas ambientais. Por sua vez, a análise dos fundamentos teóricos da economia ecológica possibilitou chegar a uma definição de sustentabilidade estritamente ecológica, condição necessária para a definição de desenvolvimento sustentável proposta. Finalmente, são analisados os problemas para atingir o crescimento zero sem gerar uma crise e para mudar as expectativas de consumo em sociedades de consumo. Uma definição sucinta de desenvolvimento sustentável é, então, proposta.

DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM PEIXES FRESCOS EM ALGUNS DOS PRINCIPAIS RIOS DE RORAIMA POR GERAÇÃO DE VAPOR FRIO E SPECTROMETRIA DE FLUORESCÊNCIA ATÔMICA (CV AFS).

Mesquita, G. V., Ferreira, S. R. B., Elgamal, V. G. S., de Andrade Maranhão, T., de Lima, E. F., & Rizzatti, I. M. 

Resumo do Artigo

Roraima tem uma alta demanda de consumo de peixes e uma das grandes preocupações é referente a bioacumulação do mercúrio em peixes que são usados para consumo humano, devido ao seu potencial tóxico. Esse artigo teve como objetivo analisar teores de mercúrio em amostras de peixes frescos coletados em rios localizados no estado de Roraima, utilizando a técnica Espectrometria de Fluorescência Atômica (AFS), sendo coletadas 44 amostras de peixes, de espécies variadas. As amostras foram coletadas nos rios Uraricoera, Branco (em três pontos distintos) e Mucajaí (em dois pontos A partir das análises feitas através desse estudo, os valores obtidos de mercúrio nas amostras coletadas, possuíam uma quantidade grande de Hg nas amostras, observou-se que algumas amostras deram valores aproximados dos limites permitidos pelo Ministério da saúde, porém os teores de Hg estão dentro dos valores indicados e permitidos pelo Ministério da saúde, que estabelece o valor de 500 (ng/g) de Hg permitido para peixes não predadores, já em peixes predadores esse valor é até 1000 (ng/g). Apesar dos teores estarem dentro dos limites estabelecidos e permitidos pelo Ministério da saúde, é necessário que seja feito monitoramento constante para avaliar o impacto da mineração sobre a saúde humana.

ECOLOGISMO, AMBIENTALISMO E ECOLOGIA POLÍTICA: DIFERENTES VISÕES DA  SUSTENTABILIDADE E DO TERRITÓRIO.

Jatobá, S. U. S., Cidade, L. C. F., & Vargas, G. M. 

Resumo do Artigo

No quadro da evolução histórica do que se entende por sustentabilidade, e considerando as potenciais implicações desseprocesso sobre os usos do território, o objetivo do texto é investigar como diferentes perspectivas tratam a temática territorial. Com o apoio de contextualizações, busca-se compreender permanências,mudanças e tendências. A análise acompanha a criação da ecologia como ramo científico, passa pelo surgimento do ambientalismo moderado, e segue até enfoques mais recentes, como o da ecologia política. A primeira parte do texto argumenta que a visão da sustentabilidade começa a ser moldada a partir das idéias da ecologia radical, relacionadas com o protecionismo e com o conservacionismo; ela adquire características mais moderadas quando se apresenta na forma conciliatória do ambientalismo, desdobrando-se na proposta de desenvolvimento sustentável; e acaba por transformar-se em instrumento de crítica social, quando enfocado sob o prisma da ecologia política. A segunda parte do texto argumenta que a ecologia radical, o ambientalismo moderado e a ecologia política encaram a sustentabilidade territorial em sintonia com distintos contextos históricos e ambientais e diferenciadas visões de natureza. Conclui que as propostas variam também em função das escalas geográficas em que atuam e dos interesses envolvidos. Diante da crise ambiental atual, os diferentes enfoques, ao priorizarem dimensões específicas,como o quadro natural, as relações entre ambiente e sociedade e as desigualdades socioambientais, podem oferecer subsídios para a busca de alternativas viáveis.

FITOFISIONOMIAS E DIVERSIDADE VEGETAL DAS SAVANAS DE RORAIMA.

Barbosa, R. I., & Miranda, I. D. S.

Resumo do Artigo

NOÇÃO DE NATUREZA, AMBIENTE, MEIO AMBIENTE, RECURSOS AMBIENTAIS E RECURSOS NATURAIS.

Dulley, R. D. 

Resumo do Artigo

Este artigo procura estabelecer, a partir das reflexões de alguns autores, quais seriam as principais diferenças entre os conceitos de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos naturais e recursos ambientais. O objetivo é melhorar o entendimento sobre cada um, de modo que os interessados possam aplicá-los em suas análises de forma adequada, evitando-se a utilização indiscriminada de uns e outros. Na realidade, há suficientes elementos para inferir que as diferenças entre esses conceitos existem, e são substanciais e significativas. O mais importante, entretanto, é que para o futuro entre os principais recursos ambientais ou naturais que devem ser preservados estão os recursos genéticos presentes na natureza do país e que constituem parte incomensurável da riqueza nacional.

SAVANAS DE RORAIMA: REFERENCIAL GEOGRÁFICO E HISTÓRICO.

Barbosa, R. I., Souza, J. M. C., & Xaud, H. A. M.

Resumo do Artigo

SOLOS DA AMAZÔNIA: ETNOPEDOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

do Vale Júnior, J. F., de Souza, M. I. L., Nascimento, P. P. R., & de Souza Cruz, D. L.

Resumo do Artigo

A diversidade de ambientes e solos na Amazônia devem ser considerados no processo de uso e ocupação pelos seus habitantes, de modo a manter a sustentabilidade desses ecossitemas. Objetivou-se com o presente trabalho caracterizar a Amazônia Legal quanto à pedologia e a etnopedologia, enfocando as questões de uso, ocupação e manejo, relacionando com o desenvolvimento sustentável para a região. A discussão apresenta as seguintes considerações finais: a baixa fertilidade natural dos solos e a diversidade de solos leva ao uso de insumos e a extrapolações; a região carece de uma malha viária ou hidroviária que permita o escoamento da produção; a produção científica da região é aquém das outras regiões; a ocupação e uso da terra pelas comunidades indígenas é ainda primitivo.

TRAJETÓRIA DA SUSTENTABILIDADE: DO AMBIENTAL AO SOCIAL, DO SOCIAL AO ECONÔMICO.

Nascimento, E. P. D. 

Resumo do Artigo

Este texto aborda a questão da sustentabilidade, sob a forma hegemônica de qualificação do desenvolvimento. Traça as origens e o contexto do surgimento da ideia de desenvolvimento sustentável como resultado do confronto entre os países desenvolvidos e os restantes, e entre ambientalistas e desenvolvimentistas. Analisa e discute suas dimensões, mostrando as limitações da configuração em “trevo de três folhas” (ambiental, econômica e social); exemplifica a polissemia do termo e traduz o seu significado; mostra as razões da relevância do tema; e, finalmente, examina respostas que estão sendo socialmente construídas em razão dos possíveis desdobramentos da crise ambiental. Na conclusão, sintetiza as mudanças que ocorrem na trajetória da compreensão da sustentabilidade.


.

Universidade Federal de Roraima opera com o apoio do casino online Vavada. Os graduados podem encontrar emprego no casino após a conclusão dos seus estudos.

. beylikdüzü escort