O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes – Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004) é formado por três componentes principais: AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES, AVALIAÇÃO DOS CURSOS E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. O Sinaes avalia todos os aspectos que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da Instituição, o corpo docente, as instalações, entre outros.
O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, ENADE, avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).
As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas nas IES para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; nos órgãos governamentais, servem para orientar as políticas públicas; e, entre estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, são extremamente úteis para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e instituições.
Avaliação das Instituições
Será dividida em duas modalidades:
Avaliação dos Cursos
No âmbito do Sinaes e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.
Avaliação dos Estudantes
A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, que é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.
O ENADE aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
O ENADE será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.
Atualmente a participação dos cursos no exame obedece a ordem de um ciclo trienal, segmentado em cores, conforme se observa a seguir:
Ciclo Verde (2019/2023) | Ciclo Azul (2021/2024) | Ciclo Vermelho (2022/2025) |
AGRONOMIA | ARTES VISUAIS | ADMINISTRAÇÃO |
ARQUITETURA E URBANISMO | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
ENFERMAGEM | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (B e L) | CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
ENGENHARIA CIVIL | CIÊNCIAS SOCIAIS | COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO |
ENGENHARIA ELÉTRICA | FÍSICA | DIREITO |
MEDICINA | GEOGRAFIA (B, L e EAD) | PSICOLOGIA |
MEDICINA VETERINÁRIA | HISTÓRIA | RELAÇÕES INTERNACIONAIS |
ZOOTECNIA | LETRAS – PORTUGUÊS | SECRETARIADO EXECUTIVO |
LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL | ||
LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS | ||
MATEMÁTICA (B, L e EAD) | ||
MÚSICA | ||
PEDAGOGIA | ||
QUÍMICA |
Os cursos abaixo não participam do ciclo de avaliações do ENADE, em razão das diretrizes curriculares:
Agroecologia, Antropologia, Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática, Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais, Geologia, Gestão em Saúde Coletiva Indígena (B), Gestão Territorial Indígena (B), Informática Ead (L), Licenciatura Intercultural – Ciências da Natureza, Licenciatura Intercultural – Ciências Sociais, Licenciatura Intercultural – Comunicação e Artes, Letras – Libras (B), Letras – Português e Francês (L).
Saiba mais sobre Avaliação Institucional: em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/avaliacao-institucional
Saiba mais sobre Avaliação dos Cursos de Graduação em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/avaliacao-dos-cursos-de-graduacao
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