linha top1
Universidade Federal de Roraima

CPA reenvia resultados da avaliação SAAE referentes aos semestres 2016.2 e 2017.1

Ligado .

A Coordenadora da CPA reenviou os resultados completos da avaliação SAAE, referente aos semestres 2016.2 e 2017.1, às Coordenações de cursos para providências conforme Resolução 017/2016-CEPE.

Lembramos que cada professor pode consultar os resultados referentes às disciplinas que ministrou no semestre, no Portal do docente/SIGAA, menu Ensino.

O Sistema de Avaliação das Atividades de Ensino (SAAE) é uma pesquisa de opinião respondida pelos estudantes da graduação e tecnólogo no ato da matrícula semestral, no período definido em calendário universitário.

Somente os estudantes da graduação e tecnólogo têm acesso a este questionário no SIGAA, por limitações técnicas do sistema. Os cursos de medicina e enfermagem ainda estão adaptando-se a este sistema, visto que os estudantes destes cursos não realizam a própria matrícula.

É importante que todos os professores que ministram as disciplinas, mesmo temporariamente, sejam cadastrados nos componentes curriculares, para que todos sejam avaliados. O professor não cadastrado não será avaliado.

 

 

CPA envia Relatório de autoavaliação institucional 2017 à Reitoria

Ligado .

 

A CPA concluiu Relatório da autoavaliação institucional UFRR 2017 (referente aos anos 2015 a 2017 versão final), e optou por enviá-lo à Reitoria, para formulação de Plano de Melhorias à UFRR, conforme Nota Técnica nº65/2014 DAES/INEP. Na oportunidade, colocamo-nos à disposição da Reitoria para receber sugestões e contribuições quanto ao conteúdo deste Relatório.

Após esta etapa, este Relatório será postado no sistema E-MEC até 31/03/2018, e em seguida, será divulgado à comunidade universitária.

CPA Encerra Coleta de Dados

Ligado .

A Comissão Própria de Avaliação da UFRR  encerrou a coleta de dados e iniciou o trabalho de análise e criação do Relatório de Avaliação Institucional 2017, que será enviado ao Ministério da Educação em Março de 2018 e divulgado à comunidade universitária.

A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa de opinião e pesquisa de dados institucionais.

A pesquisa de opinião foi realizada por meio de questionários físicos e eletrônicos entre os meses de julho e setembro de 2017. Participaram 2241 pessoas, distribuídas da seguinte forma: 162 docentes, 104 técnicos-administrativos, 1459 alunos do ensino presencial, 169 alunos do ensino à distância, 104 alunos da pós-graduação, 185 alunos da Escola Agrotécnica e 58 ex-alunos da universidade.

A pesquisa de dados institucionais foi realizada por meio de pedidos de informações a unidades administrativas da UFRR e consultas a documentos e outros relatórios já publicados nos sites da UFRR, dentro das dez dimensões determinadas pelo SINAES (Lei 10.861/2004).

A CPA agradece a participação de todos e informa que em breve os resultados estarão disponíveis na página www.ufrr.br/cpa.

Alunos - Avaliem a UFRR até 15 de setembro de 2017

Ligado .

 
No período de 10 de julho a 31 de agosto de 2017, a comunidade universitária poderá avaliar a UFRR respondendo à pesquisa de opinião (exceto calouros do semestre 2017.2), que pode ser acessada:
a) por link recebido em seu e-mail cadastrado no SIG;
b) por link disponível no campo de notícias do Portal do Discente (SIGAA);
Docentes, Técnicos, Discentes da graduação, técnico e tecnológico presencial, Discentes da graduação a distância, Discentes da Pós-graduação Stricto Sensu e Egressos deverão clicar no link correspondente à sua categoria.
 
Este questionário contém cerca de 30 questões (1/3 do tamanho dos questionários anteriores), com opções de respostas qualitativas ÓTIMO, BOM, INSUFICIENTE, MUITO RUIM e DESCONHEÇO/NÃO SEI INFORMAR sobre aspectos referentes ao cotidiano universitário dos respondentes. Os seus resultados, somados com as informações institucionais coletadas nas pró-reitorias, subsidiam a construção de diagnóstico da UFRR, mediante critério de observação da efetividade das políticas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, no âmbito de dez dimensões.
 
Contamos com a colaboração de todos para responder e divulgar esta pesquisa em seus cursos. Em novembro/2017 será divulgado relatório preliminar a partir dos dados já obtidos.
 
A autoavaliação institucional foi instituída pela Lei 10.861/2004, como um componente do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. O seu objetivo é "produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade." (SINAES, 2004).
 
 
O projeto de avaliação 2017 da CPA e demais documentos desta Comissão podem ser encontrados neste site, nos menus downloads e documentos oficiais.
 

CPA publica Relatório reformulado de autoavaliação institucional referente ao ano 2016

Ligado .

A CPA publica Relatório reformulado de autoavaliação institucional referente ao ano 2016, em alternativa ao Relatório outrora divulgado em abril deste ano.Este Relatório mantém inalterados os dados coletados, confere nova apresentação das respostas do questionário, e reescreve os tópicos Análise e Sugestão de medidas. Pode ser acessado no menu Relatórios, na coluna à esquerda, juntamente com as respostas fechadas dos questionários, divididas por curso.

Este Relatório resulta de processo de autoavaliação institucional realizado anualmente, no âmbito de 10 dimensões, com as seguintes fundamentações: Lei 10.861/2004, Portaria 2.051/2004-MEC, Resolução 015/2009-CUni, e notas técnicas emitidas pelo INEP.

O objetivo da CPA é realizar diagnóstico sobre a UFRR e propor medidas corretivas, mediante as seguintes ações: coleta de dados mediante aplicação de pesquisas de opinião e obtenção de dados institucionais em Pró-reitorias, tratamento dos dados, elaboração de análises e sugestões de medidas, envio de Relatório ao MEC até 31/03 anualmente, utilização deste Relatório como instrumento para promover novos planejamentos e ações na instituição, e sensibilização da comunidade universitária para participação neste processo.

Esta Comissão possui 12 vagas. Atualmente é composta por três alunos, três docentes, três técnicos, e duas pessoas da sociedade civil, voluntariamente, indicadas por seus pares, e nomeadas pelo Reitor.

No ano 2016, a CPA realizou divulgações extensivas por meio de 2 outdoors, 2 faixas, memorandos eletrônicos, emails, Portal da UFRR, facebook, entrega de folderes nos blocos e em salas de aulas nos três campi, e visita a sete Conselhos de cursos que aceitaram proposta. A pesquisa de opinião foi realizada mediante aplicação de questionários em plataforma do google forms gratuito, com avisos no SIG.

Neste mês de maio, a CPA realizou apresentações em cinco Centros que aceitaram proposta, para divulgar resultados e ouvir a comunidade universitária acerca do processo avaliativo. Neste ano 2017, a pesquisa de opinião será drasticamente reduzida e reformulada. O período para respondê-la e o local de acesso serão divulgados em todos os meios de comunicação internos.

A qualidade da autovaliação institucional é um dos fatores decisivos nas avaliações de cursos de graduação, realizadas pelo MEC. Portanto, a CPA conta com a colaboração de todos para melhorarmos este processo a cada ano.