Publicado em: 6 de junho de 2024

A Universidade Federal de Roraima será representante da região Norte e do bioma Amazônia em seminário online promovido pela Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável). Com o título “Meio Ambiente e Academia: A Contribuição das Instituições de Ensino Superior para a Preservação dos Biomas Brasileiros”, evento ocorre no dia 19 de junho no horário das 09h30, horário de Brasília, e será transmitido no canal do Youtube da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (TV UFMS). Os participantes online que registrarem sua presença receberão certificado.

Realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o objetivo do seminário é por meio da troca de conhecimentos mostrar os esforços acadêmicos realizados em prol da preservação dos biomas brasileiros. Conforme a Rede UniSustentável, o intuito também é contribuir para o fortalecimento da rede de conservação desses ecossistemas no país.

O evento contará com a presença de palestrantes representantes das instituições membro da Rede UniSustentável que apresentarão iniciativas acadêmicas relacionadas à conservação e preservação dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Contemplando o bioma Amazônia, o coordenador do programa de pós-graduação em Agronomia da UFRR, Professor Doutor Valdinar Ferreira Melo, apresentará pesquisa focada na avaliação das áreas de terras alteradas nos ambientes de florestas e savana do estado de Roraima. O estudo analisa os níveis de alterações, a diversidade biológica, as alterações físicas e químicas do solo, além de propor alternativas de uso sustentável das terras.

O seminário também contará com professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página da Rede UniSustentável.