Publicado em: 27 de junho de 2024

Reunindo algumas das mais prestigiadas universidades da América Latina e Europa, o X Congresso Latino-americano de Semiótica: “Semiótica do futuro, futuro da semiótica” contará com representante do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Roraima.

O congresso organizado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Federación Latinoamericana de Semiótica (Fels), ocorrerá no período de 02 a 05 de julho na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) em São Paulo. Conforme a organização, o tema desta edição, convida os pesquisadores a pensar “o futuro do planeta e da humanidade de forma integrada, a partir da perspectiva da semiótica” trabalhando a temática dentro das perspectivas latino-americana e decolonial, além da reflexão das tecnologias do digital e as questões do passado, presente e futuro.

Com uma relação de décadas com a semiótica e um caminho profissional feito dentro da UFRR, o professor doutor, Maurício Zouein, do curso de Comunicação Social/Jornalismo será o representante da instituição no evento. O professor irá coordenar um painel com o tema “Ecossistemas sígnicos na Amazônia: diversidade cultural, ecologia e semiótica”, além de mediar uma mesa de discussão com o tema Semiótica, Espaço e Tempo. “Terei a responsabilidade de falar sobre a Amazônia num contexto geral. Em 10 anos de congresso, é a primeira vez que vai ter um painel sobre uma região específica e a primeira vez que um professor da Universidade Federal de Roraima vai representar a Amazônia num congresso internacional dentro da área da comunicação e semiótica”, explica Maurício.

O professor conta que a Federación Latinoamericana de Semiótica (Fels) conheceu seu trabalho por conta das pesquisas realizadas individualmente e em conjunto pelo Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS). “Nós temos uma gama de profissionais interessantes com trabalhos que atingiram diversos países. Fundamos o NUPS em 2003. Isso quer dizer que temos mais idade que o próprio congresso. A partir dessa relação de trabalho ficaram conhecendo nossa história, nossas pesquisas. Hoje estamos fazendo parte do comitê científico de um evento que tem pesquisadores da Europa e América Latina, avaliamos trabalhos fruto de resultados de pesquisas de mais de 500 pesquisadores. Estou muito feliz por estar no meio de pessoas tão importantes para a ciência e que nos conheceram por meio do nosso trabalho aqui na universidade”, afirma.

Por meio do professor, a UFRR participará também com trabalhos científicos no congresso, sendo um sobre a construção da identidade da Amazônia por meio de imagens e outro que estuda as questões da imagem, semiótica e inteligência artificial. “O primeiro trabalho trata de imagens do século XVII ao XXI e o outro que fiz junto com uma aluna minha retrata a construção dessa identidade imagética por meio da inteligência artificial, mas com imagens a partir do século XXI”, destaca Maurício.

Exposição Fotográfica sobre a Amazônia

A programação do X Congresso Latino-americano de Semiótica contará também com uma exposição fotográfica que retrata a Amazônia Contemporânea. Feita com a curadoria de Maurício Zouein, a exposição terá cinco fotógrafos regionais, como Jorge Macedo, Conceição Escobar, Marcelo Mora, entre outros. “Eu iria levar uma exposição do meu trabalho com imagens históricas da Amazônia, mas conversei com alguns colegas fotógrafos e vou levar as fotos deles. São fotógrafos da nossa contemporaneidade que mostra a Amazônia quebrando alguns paradigmas, uma Amazônia de todos”, afirma.

Para o professor da UFRR, participar de maneira ativa do congresso é um reconhecimento ao trabalho realizado dentro da área da comunicação e também uma oportunidade de levar o nome da universidade e do estado de Roraima por meio da promoção da ciência. “Isso é a prova do gabarito das nossas pesquisas e do nosso valor enquanto universidade. É um orgulho muito grande pra mim, pois fui um ex-aluno do curso de comunicação dessa instituição. Estamos colocando o nome da UFRR ao lado de outras universidades importantes do Brasil e do mundo, como a USP, fazendo pesquisas e mostrando que tamanho não é documento. No evento, iremos mostrar a Amazônia através das pessoas de Roraima. É também o nome do estado que a gente carrega e isso é muita responsabilidade”, finaliza ainda o professor.