Publicado em: 31 de janeiro de 2024

Recursos serão destinados à reestruturação e modernização da infraestrutura da instituição – Foto: RCCaleffi – Coordcom/UFRR

A Universidade Federal de Roraima receberá recursos provenientes de emendas parlamentares da bancada roraimense no Congresso Nacional. O montante total destinado à instituição será de R$9 milhões.

A verba é fruto das emendas presentes no Projeto de Lei Orçamentária Anual para o ano de 2024. Por meio dessas emendas, os parlamentares buscam sugerir ao Poder Executivo que atenda demandas das comunidades que os deputados e senadores representam por meio de gastos mais específicos. O objetivo principal da utilização das emendas é melhorar a alocação dos recursos públicos.

O senador Mecias de Jesus destinou recurso com indicação no valor R$1.000.000. Além do parlamentar, os deputados federais que destinaram recursos foram: a deputada Helena Lima, com indicação no valor de R$3.500.000; o deputado federal Gabriel Mota, com indicação no valor de R$500.000; o deputado Federal Zé Haroldo Cathedral, com indicação no valor de R$1.000.000; o deputado federal Nicoletti, com indicação no valor de R$1.500.000; o deputado federal Pastor Diniz, com indicação no valor de R$1.000.000; e, o deputado federal Defensor Stélio Dener com indicação no valor de R$500.000.

Os recursos serão destinados à reestruturação e modernização da infraestrutura da universidade, como a realização da segunda etapa do prédio do curso de Agronomia, o Centro de Convivência do campus Paricarana e do Cauamé, a reforma do prédio da Rádio e Televisão Universitária e também da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), além da reforma da guarita e entrada da UFRR localizada na avenida Venezuela,  na capital Boa Vista.

O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, ressalta e agradece os recursos e o apoio dos parlamentares. “Nós reconhecemos e agradecemos o empenho destes parlamentares que acreditam na universidade pública e na educação brasileira, em especial na nossa instituição. As emendas parlamentares são fundamentais para que possamos investir na infraestrutura dos campi Paricarana, Cauamé, Murupu e São João da Baliza oferecendo espaços mais confortáveis e seguros para o desenvolvimento das nossas atividades”, destaca o Reitor.

Outras obras

Além do recebimento das emendas, a instituição aguarda os investimentos advindos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que se destinará ao fortalecimento das Universidades Federais. Os recursos serão utilizados para retomada da obra do prédio do curso de Libras, da Casa de Sementes do Campus Murupu, além da reforma do Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio).