Publicado em: 17 de março de 2023
Atualizado em: 18 de março de 2023

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai ofertar um curso de capacitação em tecnologias computacionais e mercado de trabalho para estudantes do gênero feminino (ou que assim se identifiquem) com idade entre 14 e 28 anos. As aulas começam em maio e a atividade terá duração de 80 horas.

As inscrições para o projeto Macuxi Digital estão abertas de 17/03/23 até as 23h59 do dia 07/04/23. As candidatas devem estar matriculadas em instituições de ensino fundamental II, ensino médio e superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) de natureza pública e/ou privada.

O objetivo é atender a 100 estudantes com aulas de elementos do pensamento computacional na dimensão de lógica de programação, bem como fomentar habilidades profissionais como a criação de aplicativos para smartphone e a criação de páginas na Internet sem a necessidade do uso de códigos.

Também será mostrado às participantes como divulgar o seu trabalho em perfis profissionais na internet, aumentando as suas chances de inserção no mundo do trabalho em áreas tecnológicas.

As atividades do projeto Macuxi Digital serão realizadas pela professora Marcelle Urquiza e uma equipe de docentes e discentes do Departamento de Ciência da Computação da UFRR (DCC). A iniciativa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

As aulas serão na modalidade EAD assíncronas, com ambiente virtual de aprendizagem totalmente especialmente preparado para o curso.

Além disto, haverá encontros síncronos com a presença dos instrutores, palestrantes e estudantes mentoras, um grupo de alunas da UFRR capacitadas também pelo projeto e que farão a tutoria das novas participantes ao longo do curso.

Para ler o edital de inscrição do projeto Macuxi Digital, clique aqui.