Publicado em: 15 de julho de 2024

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) lançou na última sexta-feira (12) edital com 130 vagas referentes aos cursos de primeira licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação Especial Inclusiva Intercultural. O seletivo é para preencher turmas no segundo semestre letivo de 2024 nos municípios de Normandia, Pacaraima, Uiramutã e Boa Vista. As vagas dos cursos são ofertadas por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) e voltadas prioritariamente para professores em efetivo exercício na rede pública de Educação Básica de escolas indígenas. Também podem participar pessoas que tenham concluído o ensino médio e Povos Indígenas.

O período de inscrições ocorre de 22 a 29 de julho por meio do sistema de inscrição da UFRR. Lembrando que antes de se inscrever, os candidatos devem possuir currículo cadastrado na Plataforma Freire de Educação Básica.

Conforme o edital, além do currículo cadastrado na Plataforma Freire de Educação Básica, o candidato deve possuir certificado de conclusão do Ensino Médio, apresentar comprovação específica caso seja indígena ou público-alvo da educação especial e ainda apresentar comprovação específica de docência na Educação Básica em escola indígena. Todos os documentos necessários deverão ser inseridos no sistema de inscrição em formato PDF.

O processo seletivo compreende apenas a análise de documentos que deverão ser apresentados no ato da inscrição. O edital destaca também que serão ofertadas até 10% das vagas disponíveis para pessoas com deficiência (PcD) distribuídas equitativamente entre as turmas ofertadas. Em caso de não preenchimento dessas vagas, elas serão destinadas para a classificação de ampla concorrência. No caso específico de Pacaraima, haverá a reserva de quatro vagas para os candidatos pertencentes ao povo Warao, migrantes da Venezuela.

Ainda conforme o edital, o candidato selecionado dentro das vagas e que seja pertencente a povos indígenas ou ao público-alvo da educação especial, regularmente matriculado em curso do Parfor Equidade, terá à disposição uma bolsa mensal no valor de R$ 700 durante toda a vigência do curso.
O resultado final do seletivo será divulgado no dia 05 de agosto com as matrículas acontecendo entre os dias 06 e 07 de agosto. Ainda conforme o cronograma, o início das aulas ocorrerá no dia 12 de agosto.

Auxílio nas inscrições

A UFRR destaca que devido às dificuldades de acesso à internet em algumas localidades do interior de Roraima será disponibilizada atendimento para auxílio nas inscrições. Desta forma, o horário de atendimento ocorrerá das 8h às 12h e 14h às 18h durante o período de inscrição na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Pacaraima, Secretaria Municipal de Educação de Normandia e Secretaria Municipal de Educação de Uiramutã e também do Instituto Insikiran, localizado no Campus Paricarana.

z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI