Publicado em: 28 de agosto de 2024

Com o objetivo de proporcionar uma formação matemática aprofundada voltada para a prática docente na Educação Básica, estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o exame nacional de acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Ao todo estão sendo ofertadas 1.600 vagas para o Brasil todo, sendo 13 para o núcleo do Profmat na Universidade Federal de Roraima. A inscrição no exame deve ser efetuada exclusivamente via internet na página oficial do programa. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82.

Conforme o edital, o exame de seleção consistirá numa prova presencial com 30 questões de múltipla escolha que será realizada no dia 19 de outubro de 2024. A divulgação dos classificados será divulgada até o dia 08 de novembro.

O que é o Profmat?

O Mestrado Profmat é um curso de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido e avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação (MEC).

Todo o curso é realizado de forma semipresencial feita pelas instituições de ensino superior associadas por meio de uma rede nacional. Conforme a Comissão Acadêmica Nacional, essas instituições garantem a gratuidade do programa e também coordenam as atividades do Profmat.

Os interessados que são aprovados e classificados no exame nacional para poderem se matricular no curso devem ser portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada e atuar como professor em exercício, com vínculo funcional, da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada.