Publicado em: 28 de junho de 2023

Por Bhreenndo Mendes – Acadêmico de Jornalismo da UFRR

No dia 28 de junho é comemorado mundialmente o marco do orgulho LGBTQIAPN+. A data surgiu em alusão à rebelião de Stonewall, um bar em Greenwich Village, Nova Iorque, no qual ocorreram cinco dias de manifestações contra a repressão da polícia e das leis que discriminavam a expressão homoafetiva em público.

Desde então, diversas paradas em prol da causa têm sido organizadas em várias partes do mundo, a fim de relembrar a resistência da comunidade naquela época e também reforçar a importância das conquistas de direitos civis.

Para ampliar o debate sobre o tema, a Universidade Federal de Roraima promoveu durante o mês de junho atividades com a participação da comunidade acadêmica e externa. Uma dessas ações foi o projeto de Extensão ‘Cine Inan’, que propiciou sessões de cinema com as produções: ‘Cartas para além dos muros’ que abordou a estigmatização sofrida pelos LGBTQIAPN+ com a chegada do HIV/AIDS no Brasil; e, ‘A Garota Dinamarquesa’ que tratou da temática transgênero.

Outra iniciativa foi do grupo de pesquisa ‘Formação de professores, práticas e epistemologias do Professor do Campo’ (FPEC), que ofereceu o encontro ‘Diversidade, sexualidade e formação de professores”, que abordou sobre a formação de professores mediadores, que possam tratar da temática em sala de aula.

Campanha Somos diversidade – Para dar visibilidade ao movimento LGBTQIAPN+ e mostrar a diversidade da nossa comunidade acadêmica, foi realizado um ensaio fotográfico pela Coordenadoria de Comunicação, com a participação da acadêmica de Ciências Biológicas, Wapichana e Miss Trans 2020, Lilith Cairú; do acadêmico de Ciências Sociais e bissexual, Olivier Leviatã; e do Historiador, mestrando ligado ao grupo de pesquisa FPEC e gay, Tiago Nicolau.

Para Lilith Cairú, o mês do orgulho é um momento de reflexão: “Eu como mulher índigena me sinto capaz. Através da universidade, trabalho e faço ciência. Mas isso não significa que o preconceito acabou. Dia a dia é uma luta para que mais pessoas trans tenham acesso a esse espaço que é para todos.” diz.

O mestrando Tiago Nicolau destaca que a presença de LGBTQIAPN+ em universidades é uma conquista importante para ocupação em outros cargos e setores. “Representatividade importa, precisamos ocupar todos os setores da nossa sociedade: as escolas, o judiciário, a academia e a política, sonhando e lutando por um país mais plural”, afirmou.

Olivier Leviatã ressalta que a presença de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ diversifica o conhecimento: “a nossa representatividade dentro da academia é importante para produção de conhecimento e aumentar a visibilidade da comunidade em si, dos corpos subalternos que estão à margem e que tem essa oportunidade de estar aqui”. A Campanha Somos Diversidade teve a produção do bolsista Bhreenndo Mendes, designer de Otávio Coelho e fotografia de Pablo Felippe.

Tags: