Os estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Roraima ganharam o prêmio Paulo Freire promovido pela Coordenação Geral do IX Encontro Nacional das Licenciaturas, VIII Seminário Nacional do Pibid e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica.
O artigo chamado “A base de conhecimentos para o ensino da geografia: experiência no programa de residência pedagógica, UFRR” é um relato de experiência com base em intervenções de aprendizagem realizadas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Militarizado Professora Conceição da Costa e Silva, localizado em Boa Vista. O trabalho foi elaborado pelos estudantes Renato Ferreira e Andrey Fernando de Alencar com coautoria da professora preceptora, Adriana Monteiro e pelo professor orientador em Geografia, David Luiz Rodrigues de Almeida.
No sétimo semestre do curso de Licenciatura em Geografia, o aluno Renato Ferreira explicou que o relato presente no artigo é resultado da união das experiências dele e do colega Andrey Alencar durante essas intervenções. “A pesquisa foi feita com o intuito de demonstrarmos aquilo que produzimos acerca de teorias e práticas que desenvolvemos dentro do Programa de Residência Pedagógica. No artigo mostramos todo o percurso que eu e o Andrey desenvolvemos no processo de ensino com esses alunos e como ao longo do tempo acabamos percorrendo caminhos diferentes durante esse processo. Assim comparamos as ações dos dois residentes com a turma”, afirmou.
Os estudantes da UFRR contam que a prática do ensino no cotidiano foi importante pelo feedback que receberam das suas aulas. “Identificamos nossos êxitos e erros. Quisemos mostrar que dentro dos percursos que envolvem a atividade docente existem adversidades que vão além de um plano perfeito. O mais interessante dentro das percepções foi a contribuição que eles [os estudantes] nos deram para ressignificarmos o nosso ensino”, revelou Renato.
O professor adjunto do curso de Geografia e orientador do subprojeto de Geografia do PRP, David Luiz Rodrigues de Almeida contou que os relatos e a experiência são fundamentais para o entendimento de como é o ensino na teoria e prática. “Conhecer a escola é um elemento fundante para pensar a atuação do professor. A partir das experiências desenvolvidas na escola de educação básica, os alunos puderam correlacionar os conhecimentos da prática pedagógica em geografia com a teoria. Pensar as metodologias usadas em sala de aula, observar o que os alunos conseguiram aprender por meio daquelas intervenções e o que ficou nebuloso também”, afirmou.
Nesta edição do prêmio Paulo Freire, dez trabalhos foram contemplados, sendo premiados dois trabalhos completos por região. Conforme a organização do evento, o objetivo da seleção “é reconhecer o mérito de trabalhos acadêmicos de alunos pibidianos e residentes”. Como premiação, o autor principal de cada trabalho receberá o custeio da passagem e hospedagem para participação presencial no IX Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) que ocorre de 6 a 8 de dezembro na cidade de Lajeado/RS. O evento vem reunindo professores da educação básica, do ensino superior, licenciandos, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais para debater e refletir sobre à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
Para o professor da UFRR, David Luiz, o prêmio e a participação em evento nacional são motivos de orgulho. “Vamos para o ENALIC com três artigos a partir do subprojeto de geografia e uma oficina pedagógica. Estamos todos muitos felizes e isso é resultado de muito compromisso e esforços da equipe. Essa é uma forma de demonstrarmos que a região Norte tem potencial para desenvolver conhecimentos dentro do ensino da geografia”, destacou.
No evento, Renato que será o representante oficial conta que esta é sua primeira experiência fora do estado de Roraima. “Os ânimos estão os melhores possíveis e estou empolgado para ter essa vivência. Estamos num bom caminho da construção do pensamento intelectual e da nossa formação inicial como professores”, afirmou ainda.
Subprojeto Geografia: Um pedaço do Programa de Residência Pedagógica da UFRR
O Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Geografia, vinculado a Universidade Federal de Roraima, funciona como um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e busca contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica e do curso de Licenciatura em Geografia.
O professor David Luiz Rodrigues de Almeida explicou que, além do docente orientador, o núcleo de geografia é formado por cinco alunos junto com a professora preceptora. “Inicialmente a geografia é parte do projeto maior do Programa de Residência Pedagógica, temos um projeto de institucional geral que abrange todas as licenciaturas na UFRR mais o curso de Pedagogia. Eles tem objetivos comuns como a formação inicial dos nossos alunos e a formação continuada dos professores preceptores que são os professores da Educação Básica que participam do programa. Queremos pensar o aperfeiçoamento da formação inicial dos nossos discentes articulando teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem”, destacou David.
No geral, o Projeto Institucional Residência Pedagógica da UFRR abarca nove subprojetos nas áreas de: Arte, Língua Portuguesa, Biologia, Pedagogia, Química e Física, Geografia, Matemática, Licenciatura Intercultural Indígena (com três núcleos), Licenciatura em Educação no Campo (com dois núcleos: Ciências da Natureza e Matemática-CNM e Ciências Humanas e Sociais – CHS).
A Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica na UFRR, Leuda Evangelista, contou que atualmente o programa possui 180 cotas de bolsas para residentes no valor de R$ 700 e destaca a premiação recebida pela turma de geografia como o reconhecimento de um trabalho. “A importância desse prêmio para o programa, os residentes, docentes, orientadores e preceptores é o reconhecimento do trabalho que tem sido construído em parceria da UFRR e as escolas de Educação Básica. É produção de conhecimento científico local que traduz a realidade da educação no estado de Roraima, além de contribuir para a formação acadêmica dos alunos que participaram da produção do artigo”, afirmou a coordenadora.
Para os interessados em conhecer os resultados das ações do pessoal do Programa de Residência Pedagógica, subprojeto Geografia, basta visitar a página do subprojeto e obter mais informações.
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