Publicado em: 20 de junho de 2024

Vinculado ao curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), será realizado neste sábado (22) o I Sarau do projeto de extensão Casarão Imaginário. O evento com entrada gratuita ocorrerá a partir das 17h no Espaço Cultural Tukui’pa que fica localizado no bairro Caimbé em Boa Vista. A programação do sarau irá trazer feira de artesanatos locais, exposições de artistas da região, apresentações musicais, além da exibição do vídeo-performance chamado de “Nós”.

Conforme informações do organizador do evento, artista e professor da UFRR, Ragazzi, o evento marca também o lançamento oficial para o público externo de um projeto de extensão vinculado ao curso de Artes Visuais da instituição chamado de Casarão Imaginário. Agora ele será também um coletivo com o objetivo de alcançar um público maior. “Este é um projeto de extensão do curso de Artes Visuais que foi escrito no ano de 2023, mas iniciamos as atividades no mês de março de 2024. Atualmente os participantes são os alunos da UFRR em sua maioria. Pensamos nesse evento para lançarmos o Casarão Imaginário e abrirmos também a um público externo. Ele já existe na universidade como um projeto de extensão e vamos lançar agora como um coletivo para abrirmos vagas e chamar novos integrantes visando um público mais diverso com pessoas vinculadas ou não a universidade”, explica o professor.

O projeto de extensão tem a liderança do professor e visa integrar jovens talentos na produção de audiovisual, com foco na performance arte, linguagem artística como base para outras linguagens das artes visuais. O professor conta que o projeto de extensão possui várias atividades com uma abordagem multidisciplinar. “A gente faz oficinas e temos estudos teóricos para discutirmos sobre performance no audiovisual e todas as vertentes das artes de um modo geral. Buscamos fomentar uma linguagem artística híbrida combinando diversos elementos e expressões das artes visuais”, afirma Ragazzi.

Sobre o vídeo-performance “Nós”, o professor da UFRR ainda destaca que a obra é o primeiro trabalho em audiovisual e projeto-piloto do coletivo. Dirigido, roteirizado e protagonizado pelo professor da UFRR junto com o estudante de Ciências Sociais da UFRR, Olivier Leviatã, a obra trata sobre a dinâmica dos relacionamentos abusivos e os efeitos emocionais, psicológicos e comportamentais que esses vínculos podem provocar. “Este trabalho é uma reflexão poderosa sobre os relacionamentos abusivos e a perda de identidade que podem acarretar. Após a exibição também vamos abrir para um bate-papo com o público para tirar dúvidas e conversar sobre o assunto. No geral, o nosso evento busca celebrar o talento e a criatividade dos jovens artistas e reforça a importância da universidade como um espaço de extensão e impacto comunitário”, pontua.