Publicado em: 26 de julho de 2024
Atualizado em: 29 de julho de 2024

O reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor José Gerado Ticianeli, será um dos integrantes da Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na gestão 2024/2025. A eleição da nova diretoria executiva ocorreu na última quinta-feira (25/07), na sede da entidade localizada em Brasília.

Ticianeli assumirá o cargo de vice-presidente da Diretoria Executiva. O presidente será o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo e também comporão a diretoria, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, a reitora da Universidade Federal de Catalão (UFCat), Roselma Lucchese e a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida.

Esta é a segunda vez que Ticianeli compõe a gestão da Diretoria Executiva da Andifes. A primeira ocasião ocorreu na gestão 2021/2022 eleita em julho de 2021 que teve José Geraldo Ticianeli como suplente da 2ª vice-presidente, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura. O presidente na época foi o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David.

“Pessoalmente é uma grande honra fazer parte da diretoria executiva que estará atuando dentro da Andifes nesta gestão que se inicia. Esperamos fazer um grande trabalho em prol da educação brasileira e das instituições de ensino superior brasileiras. Vejo também essa uma oportunidade de levarmos o nome da nossa UFRR e da região Norte para o centro de debates importantes no âmbito das instituições públicas federais”, afirma o reitor.

O que é a Andifes?

Criada em 23 de maio de 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com as associações de técnico-administrativos, de professores, de estudantes e com a sociedade em geral.

Entre seus objetivos estão integrar, valorizar, defender e fortalecer as Universidades Federais e representar o interesse desse conjunto na interlocução com o Congresso Nacional. Estão associadas a Andifes, as 63 Universidades Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológicas e dois Institutos Federais. Mais informações podem ser encontradas no site da associação.