Publicado em: 23 de novembro de 2023
Objetivo do encontro com estudantes e professores foi discutir avaliação e planejamento para o PosAgro

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (POSAGRO/UFRR) da Universidade Federal de Roraima recebeu a visita do professor Marcellus Caldas, da Kansas State University, localizada em Kansas nos Estados Unidos. O encontro ocorreu no Centro de Ciências Agrárias (CCA) pela manhã e tarde da última segunda-feira (20).

O objetivo da visita foi discutir avaliação e planejamento estratégico para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Pela manhã, o professor teve uma conversa com alunos e a tarde foi a vez dos professores participarem do encontro que teve troca de experiência sobre a realidade do ensino universitário dos EUA e do Brasil. Por fim, ainda ocorreu a visita ao Vice-reitor da UFRR, professor Silvestre Lopes da Nóbrega.

Marcellus é professor de Ciências de uso da terra e atualmente trabalha no Departamento de Geografia e de Ciências Especiais da universidade norte-americana. Economista de formação com doutorado em Economia Aplicada e na área de Geografia, esta é a segunda vez que visita Roraima. “Visitei o Estado pela primeira vez nos anos 1960 e na época não tinha essa estrutura que encontrei nessa visita agora. Fui professor no Brasil e conheço a realidade brasileira. Quando fui para os EUA aprendi a realidade americana. Já conhecia o professor Valdinar e começamos a desenvolver uma colaboração de vir para cá e tentar transmitir um pouco da experiência que aprendi nos EUA com os professores daqui. A ideia principal é ajudar a crescer o curso de pós-graduação da área de Agronomia”, afirmou o professor.

Para o coordenador do PosAgro da UFRR, Valdinar Melo, a visita é uma troca de experiência fundamental para a organização do programa. “Discutirmos uma avaliação e planejamento estratégico para o programa é fundamental. É avaliar o que buscamos e queremos para o PosAgro. Tivemos aqui uma troca de experiência importante de um professor que traz uma bagagem das realidades dos EUA e Brasil entendendo as duas profundamente”, revelou Valdinar.

Ao longo da visita, o professor Marcellus destacou a qualidade dos estudantes, professores da UFRR e a importância da realização do planejamento estratégico para o curso. “A qualidade é muito boa tanto dos estudantes como dos professores. Já a questão do planejamento estratégico é algo que fazemos muito nos EUA e isso é algo que precisa ser mais desenvolvido dentro das universidades brasileiras. Só assim os professores irão conseguir planejar onde que eles querem levar o programa e o departamento para o futuro”, explicou.