Publicado em: 12 de julho de 2024

Iniciam na próxima terça-feira (16) as inscrições para o doutorado profissional em Ensino de Ciências e Matemática em rede (RedECIM). Ao todo, são oferecidas 19 vagas para o curso oferecido por meio de uma rede de universidades composta pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR). As inscrições são realizadas, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRR.

O período de inscrições encerra no dia 20 de agosto e o curso é voltado para os candidatos que são portadores do título de mestre e que atuem preferencialmente na educação formal (básica ou superior) ou educação não formal.

A taxa de inscrição será no valor de R$ 150 e no ato da inscrição os candidatos deverão anexar a documentação de inscrição e também a documentação comprobatória para a prova de títulos no Sistema de Gestão Acadêmica. Conforme a Comissão de Seleção da RedECIM, essa documentação toda deve ser anexada em arquivo único em extensão PDF.

Entre os documentos exigidos para inscrição estão o Formulário eletrônico disponível no Sistema de Gestão, PDF do documento de identidade (além do documento de identidade, também é válido a Carteira de Nacional de Habilitação ou o passaporte válido), CPF, diploma de mestrado obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES, entre outros.

Segundo o edital, do total de 19 vagas disponíveis para ingresso no ano letivo de 2025, 12 são para ampla concorrência, sendo oito vagas voltadas para atender políticas afirmativas. Além disso, tem uma vaga para aluno estrangeiro.

O processo seletivo será feito em três etapas formado pela análise de documentação, análise do projeto de pesquisa, arguição e defesa do projeto de pesquisa e análise de memorial e do currículo. O resultado final do seletivo será divulgado no dia 29 de novembro com as matrículas para os aprovados ocorrendo no período de 13 a 17 de dezembro e o início das aulas no dia 13 de janeiro.

Os interessados podem encontrar o edital completo e quaisquer outras informações a respeito do seletivo na página do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (RedECIM).

Sobre o curso

O Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática em rede (RedECIM) tem caráter de capacitação e qualificação profissional na área docente referenciando o Ensino de Ciências e Matemática nas áreas de Ciências, Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia e demais áreas afins em exercício na Educação Básica, Técnica, Tecnológica, e de professores de Ensino Superior que atuam nas respectivas Licenciaturas.

O curso tem prazo de conclusão de 48 meses ofertado pelas instituições que compõem a Rede formada pela UFRR, UFAC, UNIFAP e UNIR. A área de concentração é voltada para o ensino de ciências e matemática com duas linhas de pesquisa. A linha 1 é a “Formação de professores no Ensino de Ciências e Matemática” e a linha de pesquisa 2 é “Processos de ensino e de aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática”. Pela UFRR, os interessados podem encontrar quatro docentes/orientadores na linha 1 e três na linha 2.

z-lib registration Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI